segunda-feira, agosto 08, 2005

Complexo Desportivo do Restelo: Que futuro sem o Projecto Imobiliário?

Luis Vieira

Como todos sabemos o Projecto Imobiliário (PI) previsto para o Complexo Desportivo do Restelo (CDR) foi cancelado. A pedido da Câmara Municipal de Lisboa (CML), o Clube de Futebol “Os Belenenses” (CFB) concordou em desistir da implementação desse projecto nos terrenos do CDR em troca de poder utilizar terrenos da CML/EPUL localizados no Restelo.

Image Hosted by ImageShack.us
Primeira versão do Projecto Imobiliário

Image Hosted by ImageShack.us
Versão 2 do Projecto Imobiliário


Quais são os terrenos, qual a sua dimensão, qual é a data de inicio da construção e mais importante, quando estará este processo todo concluído, são perguntas que ninguém sabe responder. Neste momento, a única certeza é a seguinte: o Belenenses vai perder cerca de 1.500.000€ por cada ano de atraso na conclusão do PI.

continua...

O CFB concordou em não construir espaços dedicados à habitação e serviços nos terrenos do CDR, mas isso não significa que não exista muita coisa a fazer e a melhor nos actuais terrenos.

Embora nunca tenha sido assumido de forma clara, o PI contemplava um novo Pavilhão Desportivo. De facto, é opinião unânime que o velhinho Acácio Rosa já não apresenta as condições mínimas para a prática de desporto de alta competição, pelo que a sua substituição é necessária face às aspirações que o clube tem.

Image Hosted by ImageShack.us
O novo pavilhão segundo o PI v.2


Também se tem falado muito sobre a necessidade de um novo campo de treinos, para ser utilizado tanto pelo futebol como pelo rugby. Não será possível transformar o pelado e zona envolventes no num Campo nº 4?

Os campos nº2 e nº3 também precisam de melhorias. Na altura das eleições falava-se nos balneários com problemas e nos pisos velhos (tanto na relva como no sintético). Embora na realidade não possamos confirmar estas afirmações.

Mas tendo todos estes pontos em questão não será possível reorganizar o CDR de forma a substituir o CAMPO 2 + CAMPO 3 + ACÁCIO ROSA + POLIDESPORTIVO (RINGUE) + PELADO por CAMPO 2 MELHORADO (*1) + CAMPO 3 MELHORADO + NOVO CAMPO 4 + NOVO PAVILHÃO + NOVO POLIDESPORTIVO (*2)?
*1 – com novos balneários
*2 – com bancada, tal como aparece na maquete do PI – versão 2

É obvio que isto tudo custo muito dinheiro, mas será que já não estão contemplados alguns destes projectos no PI?

A conclusão das Piscinas é outro dos problemas que nunca foram resolvidos. Será que é desta que vai se vai, finalmente, efectuar a cobertura das Piscinas?

O que fazer na parte a sul do Estádio? Neste momento esta área é ocupada por um parque de estacionamento em que uma parte está dentro do recinto do estádio e a outra, que está fora, encontra-se totalmente desnivelada. Na minha opinião, devem-se fazer duas coisas nesta zona do CDR. Permitir a circulação das pessoas junto ao estádio desde a Bancada Nascente até à Bancada dos Sócios e uma vez que o estacionamento é um dos piores aspectos do CDR, devia-se construir um parque de estacionamento a sério com dois pisos: r/c com entrada pela av. Restelo e 1º piso com entrada pela bomba de gasolina.

Assim, e dependendo do número de lugares disponíveis podia-se libertar o parque de estacionamento do lado das piscinas para a construção de outra infraestrutura. E que tal um Ginásio/Health Club? Neste caso, a exploração deste tipo de negócio deveria ter apenas um objectivo: o lucro. Enquanto que nos outros tipos de infraestruturas o principal objectivo deverá ser prestar o melhor serviço aos atletas e sócios (sempre ao menor custo), penso que neste tipo de negócio o objectivo terá de ser maximizar o lucro. Existe uma forte concorrência neste mercado pelo que uma parceria com uma grande marca não deverá ser posta de parte.

NORTE DO CDR
Podia-se utilizar o espaço disponível a norte do estádio para se construir um jardim que seria decorado com estátuas de velhas gloria belenenses. Este jardim, privilegiado com uma vista magnífica, poderia ser ainda melhorado com uma estrutura de apoio, tal como um bar + esplanada, tal como os que existem nos vários miradouros da cidade. Esse bar serviria também para a promoção da imagem do clube, quer através da colocação de imagens alusivas ao CFB quer através da venda de produtos da Loja Azul – colocação de pequeno quiosque. Para se rentabilizar melhor este espaço penso que seria necessário criar um acesso ao resto do CDR.

De seguida apresenta-se uma imagem do novo CDR tal como é idealizado por este texto.
Image Hosted by ImageShack.us



Resumo:
- Campo nº2 melhorado – em principio previsto no anterior PI
- Campo nº3 melhorado – em principio previsto no anterior PI
- Campo nº4 – em substituição do Pelado
- novo Pavilhão– em principio previsto no anterior PI
- novo Polidesportivo– em principio previsto no anterior PI
- Ginásio/Health club – no lugar do estacionamento das piscinas
- Cobertura das Piscinas– em principio previsto no anterior PI
- Estacionamento no Sul do CDR – com 1 ou 2 pisos
- Novas bilheteiras
- Jardim/miradouro no Norte do CDR
- Novo Bar+Esplanada no Norte do CDR

Sem comentários: