terça-feira, agosto 02, 2005

O desrespeito habitual

Luciano Rodrigues

Ligo o computador e sigo o ritual diário: o que haverá nos diários on-line sobre o nosso Belém? Abro a página de A Bola e eis que dou de caras com mais uma das habituais faltas de respeito da imprensa para com o Belém. Mais do que falta de respeito, volto a insistir no já muito falado caso de actuação orquestrada para "atirar" o Belenenses para baixo. A derrota num jogo treino com o Standard Liége parece, aos olhos da imprensa, uma derrota vergonhosa. A tentativa de desmoralizar os adeptos é, de tão óbvia pela repetição, ridícula. Vamos, então, às frases que me revoltaram as entranhas:


"Depois de um início de época atípico, em que nos primeiros três jogos de preparação defrontou equipas estrangeiras, o Belenenses regressa hoje à normalidade." -> Atípico, e ao longo do corpo da notícia percebe-se melhor, porque ganhámos ao Mónaco e empatámos com o Toulouse.

"O jogo com o Standard Liège, que serviu ao mesmo tempo como encontro de apresentação do Belenenses aos associados, marcou o fim de uma fase algo atípica para a equipa do Restelo. Começou com a realização do estágio em Florença, prosseguiu com a participação numa digressão europeia que colocou os azuis frente a frente com Mónaco e Toulouse e terminou com a recepção aos belgas, que aplicaram a primeira derrota à formação de Carlos Carvalhal." -> Eis então a "tal" explicação da fase atípica. Reparem no culminar do parágrafo, reparem que numa equipa que faz um estágio num dos melhores centros de estágio da Europa e tem uma digressão bem sucedida em França, acaba por ter como facto mais importante deste início de pré-época a tal derrota num jogo de preparação com o Standard Liége, repito, Standard Liége...

"Voltaram à realidade os sócios, já empolgados pelos excelentes resultados da equipa nas duas partidas anteriores, e regressa à realidade o plantel, que hoje começa uma série de encontros com adversários nacionais." -> Voltámos à realidade? Mas quem disse que eu alguma vez saí da realidade??? Temos plantel para a Europa. Temos jogadores com muito valor. Para isso servem os jogos treino, para fazer de um conjunto de jogadores uma equipa. Reparem no final da frase, que parece remeter o Belenenses a uma menoridade que implica ser um clube "para consumo interno". Mas hoje A Bola não queria só deixar estas ideias por meias palavras, explica mesmo onde quer chegar. Não acreditam? Leiam lá como termina o artigo.

"Na próxima semana, pelo menos mais dois jogos de preparação: Odivelas (dia 10) e Olivais e Moscavide (dia 13) são os adversários escolhidos, agora sim numa fase mais ajustada à realidade azul." -> Não sei se ria, ou se chore. Portanto, Odivelas e Olivais e Moscavide, esses sim estão adaptados à nossa realidade? Se me falassem num Maritimo, Braga, Boavista ou Guimarães, era uma afirmação sensata. Falar nestes termos do Belenenses comparando a equipas da 2ª Divisão B, é mais uma das useiras e vezeiras faltas de respeito pelo Belém.

Em suma, continuam incomodados com o bom trabalho que tem sido feito no Restelo, e pretendem por todos os meios desestabilizar. Reparem que a grande maioria dos adeptos azuis ainda tem acesso às notícias do clube através da "pasquinagem", pelo que ao lerem coisas como "voltaram à realidade os adeptos" ou que o Odivelas e o Olivais são equipas adaptadas à nossa realidade, não têm qualquer vontade de ir ao estádio nem de apoiar a equipa. Apesar do sucesso que esta comunidade on-line se tem revelado, a verdade é que não passamos de uma média de cerca de meio milhar de visitas diárias, enquanto largos milhares leem as notícias sobre o clube nestes jornais desportivos que tudo fazem para nos destruír.

Fica ao cuidado dos dirigentes: sabendo que precisamos deles, temos de lhes impor respeito.

Sem comentários: