terça-feira, setembro 20, 2005

Desfile de campeões

Image Hosted by ImageShack.us

L.Rodrigues

Esta noite o Belenenses conseguiu mais uma importante vitória, num jogo que em termos de espectáculo nem foi muito conseguido, mas que foi inteligente e eficaz. Mas esse não foi o ponto alto da noite: o ponto alto foi o imenso mar de atletas Campeões, nas mais diversas modalidades, que desfilaram ao intervalo. Desfile esse encerrado por uma menina, com um sorriso do tamanho do mundo, que aos 16 anos é campeã do mundo de Triatlo. Muitos parabéns Anaís! Quanto ao jogo, mostrou um Belenenses sólido e com individualidades capazes de desequilibrar. Estamos, assim, com 9 pontos, a apenas 1 ponto da liderança da Liga, na semana que antecede a visita ao Estádio do Dragão, onde se prevê uma presença de algumas centenas de adeptos Belenenses, embalados por esta onda de vitórias.

Continua...

O Jogo

Ante um Guimarães que surgiu no Restelo com uma postura bastante defensiva, o Belenenses sentiu algumas dificuldades em fazer fluír o seu futebol nos primeiros minutos, mantendo porém o controlo da partida. No entanto, cerca dos 15 minutos de jogo, um erro infantil da defesa azul permitiu a Benachour inaugurar o marcador. A reacção da equipa azul foi positiva, carregando no acelerador, e a igualdade surgiu através de um penalty duvidoso cometido pelo guarda-redes Paiva sobre Paulo Sérgio, convertido por Meyong. Daí até final da 1ª parte, por vezes de forma atabalhoada, o Belenenses manteve o ascendente e o Guimarães desapareceu da partida.

Veio então o 2º tempo, e o Belenenses entrou francamente mal, deixando-se dominar completamente pelo Guimarães, levando por vezes os adeptos a lembrar outros jogos... eis senão quando, totalmente contra a corrente de jogo, o Belenenses ganha um canto num lance infantil da defesa Vimaranense. Na sequência do canto, contra a corrente de jogo, o Belenenses coloca-se em vantagem num cabeçeamento oportuno de, quem mais, Meyong, que marcou assim o seu 5º golo em 4 jogos. Seguiu-se então um período de domínio azul, com boas trocas de bola, e o 3º golo surgiu com naturalidade numa jogada muito bem delineada entre Paulo Sérgio, José Pedro e Silas, que com muita frieza concluíu o lance.

A partir daí, o ataque azul desapareceu, apesar da defesa se ter mantido bastante acertada, tacticamente bastante acertada. No entanto, o contra-ataque saía com 2/3 jogadores, e invariavelmente acabava mal por iniciativas egoístas dos jogadores azuis. O que acabava por resultar em desequilibrios na nossa zona defensiva, que no entanto se recompos sempre a preceito. O único lance de perigo, já perto do final, foi um cabeçeamento que permitiu a Marco Aurélio brilhar, com uma óptima defesa.

O Árbitro

Lucílio Baptista acabou por ser um bocadinho quezilento, marcando muitas "faltinhas", quebrando o ritmo de jogo a ambas as equipas. No entanto, e uma vez que a grande penalidade que favoreceu o Belenenses, no Estádio, me pareceu duvidosa... não tenho nada a apontar. Sucintamente, foi "chatinho", mas saíu-se bem.

Conclusão

O Belenenses mostrou que é uma equipa que joga aquilo que é preciso para ganhar. Se der para jogar bem e ganhar, joga-se. Se não der para jogar bem e ganhar, joga-se mal. Se não der para ganhar, ao menos deixa-se sangue e suor em campo. Em suma, temos um Belenenses flexível e inteligente.

Sem comentários: