domingo, outubro 30, 2005

À conversa com... Carlo Cardoso





Image Hosted by ImageShack.usContinuamos a nossa rubrica de entrevistas aos craques do futsal com um dos jogadores que equipa de azul desde a 3ª divisão.
È bicampeão nacional com as nossas cores, tem 25 anos de idade e é um autêntico Super-homem entre os postes. Eis uma breve apresentação de Carlo Cardoso.


Blog: Carlo como foi o início da tua carreira?
Carlo: Comecei no Vila Verde desde os meus 15 anos. Sempre desejei chegar aos seniores daquela equipa, que na altura disputavam a 1ª divisão e tinham sempre bons planteis. Consegui lá chegar, mas como as coisas não correram da melhor forma, foi a altura de mudar.

Image Hosted by ImageShack.us

Blog: E mudaste para o Belenenses.
Carlo: Tive alguns convites, mas sempre pensei que quando saísse do Vila Verde, era para ir para um projecto com pés e cabeça e a minha escolha recaiu no Belenenses e não estou nada arrependido.

Blog: Como foi saíres da 1ª divisão para jogares na 3ª?
Carlo: Foi uma escolha bastante difícil, foi uma época em que as coisas não me estavam a correr bem e entretanto houve a hipótese de jogar no Belenenses na 3ª divisão, o que me possibilitou conciliar o futsal com os estudos e ficar relativamente próximo de da faculdade.

continua...

Blog: O que sentiste quando foste campeão nacional da 3ª divisão?
Carlo: Ser campeão é uma coisa indescritível. Nós trabalhámos arduamente para o conseguir. A nível pessoal foi o meu 1º troféu. Esse título foi o compensar do trabalho, do esforço e da dedicação que cada um dá ao clube e à modalidade. Foi um título bastante difícil, tivemos sempre duas equipas sempre a pressionar, mas felizmente acabou tudo bem. Foi o corolário de uma época muito desgastante mas fabulosa.

Blog: Veio a 2ª divisão. Acreditavam ser possível repetir o mesmo percurso?
Carlo
: Nós sabíamos a qualidade do nosso grupo e não nos passava outra coisa pela cabeça que não fosse o título e subir à 1ª divisão. Ao princípio há sempre equipas que se assumem como favoritas, mas fomos de longe a melhor equipa. A única excepção era a taça de Portugal, que é sempre uma incógnita, são jogos onde tudo pode acontecer, mas até aí correu quase tudo bem.

Image Hosted by ImageShack.usBlog: Falaste na taça de Portugal. É um facto que fizeram sempre bons percursos ao longo destes dois anos. Em relação à meia-final contra o Boavista, o que é que se passou para acontecer aquele resultado?
Carlo: Para muitos de nós foi a 1ª vez que estivemos presentes numa final-four. Até nem fizemos um mau jogo, penso que o resultado não espelha bem o que se passou, o Boavista é uma equipa bastante matreira, tem um ritmo de jogo diferente do nosso, estão habituados a jogar num ritmo superior. Assumimos o jogo, tivemos algumas oportunidades de golo mas falhamos, eles vieram à nossa baliza e fazem logo dois golos. A nível pessoal foi a 1ª vez que estive numa final-four, o pavilhão estava cheio de adeptos, quatro equipas muitas boas e espero lá chegar mais vezes.

Blog: Notaram muitas diferenças entre a 2ª e a 1ª divisão?
Carlo: Noto que a modalidade tem vindo a ganhar melhores praticantes, os atletas que têm vindo do estrangeiro também são muito bons e estão a profissionalizar a modalidade. O ritmo de jogo é bastante diferente, os erros pagam-se muito caro e a equipa que erra menos é a que ganha.

Blog: Achas que para o futuro da modalidade, o profissionalismo é o caminho a seguir?
Carlo: Eu penso que sim. Quanto mais se treina, mais possibilidades há de as coisas correrem melhor, é fundamental haver entrosamento entre os atletas.

Blog: Gostavas um dia de experimentar jogar no estrangeiro?
Carlo:
Gostava. Espanha é o mundo do futsal. O nosso colega Vilar já treinou com o Playas de Castellón e no aquecimento dos jogos tinham imensos adeptos a puxar por eles com tambores e megafones, definitivamente, Espanha é um mundo, mas cada passo a seu tempo. Tenho os pés bem assentes na terra.

Blog: És ainda um jogador jovem. Ambicionas chegar à selecção de Portugal?
Carlo:
Quem não ambiciona, mas tenho de trabalhar mais para ser cada vez melhor. A selecção, neste momento, tem a baliza bem entregue ao João Benedito.

Blog: O campeonato já começou. Até agora ainda não perdemos (n.d.e.: esta entrevista foi feita antes do jogo com o Olivais), estamos a superar as expectativas? Há coisas a melhorar? Fala-nos sobre o início do campeonato.
Carlo
: Tal qual como em todas as modalidades há as equipas favoritas, as que lutam para não descer e os outsiders. Nós podíamos ter 9 pontos, temos apenas 7, não está mau. Ainda não jogamos com as equipas profissionais, temos uma prova de fogo frente ao Olivais e depois temos um ciclo um tanto ou quanto complicado em termos de equipas, mas a bola é redonda e pode pender para qualquer lado. Treinamos afincadamente quatro vezes por semana para as coisas nos correrem bem ao fim de semana.

Image Hosted by ImageShack.us

Blog: Jogas num posto muito específico que é o de guarda-redes. Ainda não jogaste este ano. Achas que a baliza está bem entregue ao Cristiano?
Carlo:
Sim, acho que sim. Puxo bastante pelo Cristiano, gosto muito dele, tal como puxo e gosto do Filipe, mas o mérito, além de ir para os guarda-redes, vai também para o Raul Oliveira que puxa muito por nós três para tudo correr bem durante os jogos. Ainda não joguei, estou a trabalhar para agarrar a oportunidade quando esta me surgir.

Blog: Até onde é que esta equipa quer e pode chegar?
Carlo:
Acima de tudo é chegar aos play-off. Não vai ser fácil, mas não é inalcançável. Ao chegarmos aos play-off, tudo irá depender da classificação atingida na fase regular, se jogamos dois jogos fora, a equipa que nos calhar, o nosso estado de ansiedade, euforia, psicológico e físico, mas vamos jogar sempre para ganhar!

Blog: E os teus objectivos pessoais?
Carlo:
Gostaria de jogar e fazer parte como fiz no ano passado, mas para isso tenho de trabalhar muito porque a 1ª divisão não é igual à 2ª nem à 3ª , mas os meus objectivos pessoais são jogar e ser utilizado regularmente, o que não tem acontecido mas tenho de respeitar as opções e lutar para ser opção.

Blog: O que achas do apoio dado pelos adeptos?
Carlo:
Aquilo tudo que ganhámos até agora, em grande parte vai para os adeptos. Temos muita força vinda da parte deles, o apoio é excepcional, é indescritível estarmos dentro de campo e ouvirmos os adeptos a puxarem por nós e tentamos retribuir com o nosso suor e dedicação para ganharmos os jogos porque eles merecem tudo e mais alguma coisa.

Blog: Queres deixar alguma mensagem aos adeptos do Belenenses?
Carlo:
Gostava que nunca deixassem de nos apoiar e venham assistir aos nossos jogos porque gostamos imenso de vos ver na bancada e nunca se esqueçam dos títulos que a modalidade já deu ao Belenenses.

Podes ficar descansado Carlo que nós não vamos esquecer as alegrias que vocês nos deram ao longo dos últimos anos. E com o apoio e dedicação de todos nós, mais alegrias irão acontecer.
FORÇA CONQUISTADORES!

Sem comentários: