sexta-feira, outubro 07, 2005

Entrevista a Pinheiro

L.Rodrigues

Entrevista publicada no Jornal do Belenenses

Pinheiro, um jogador de 28 anos muito disputado no defeso, chegou ao Restelo como um jogador maduro e polivalente. Iniciou a sua carreira nas camadas jovens do Porto, tendo depois passado por Candal, Dragões Sandinenses (onde foi o herói local numa eliminatória da Taça ante o Estrela da Amadora), Gil Vicente, Ovarense e Estoril. No Restelo, tem-se assumido como titular no início da temporada e tem conquistado os adeptos pela sua abnegação. Vamos conhecer um pouco melhor este jogador que deu tudo por tudo para envergar a Cruz de Cristo.

Chegou ao Belenenses rotulado de médio ofensivo, mas tem-se destacado como médio-centro. Como se define enquanto jogador?
Sou um médio, gosto de atacar e também ajudo a defender. Acho que faço bem a transição da defesa para o ataque. É-me indiferente jogar mais ao ataque, ou numa posição mais defensiva.

Quais são as suas primeiras impressões sobre o Belenenses?
É um clube grande, onde uma pessoa se sente bem tratada e que tem boas infra-estruturas que possibilitam que nós, jogadores, possamos desempenhar o nosso papel da melhor forma, sem qualquer tipo de dificuldades. Sente-se muito apoio dos adeptos, até nos treinos, temos sempre algumas pessoas que nos mostram que se preocupam com o clube e connosco. Mas, gostava que nos jogos houvesse mais adeptos a assistir. De qualquer forma, incentivam-me bastante.

Continua...

De que forma analisa este bom início de campeonato do Belenenses?
Nós temos um plantel muito forte e equilibrado, o que nos possibilita entrar em todos os jogos com a ambição de ganhar. Durante o jogo, pode não ser possível conseguir vencer, mas as pessoas podem ver que damos sempre tudo em campo para vencer. Queremos ganhar jogo a jogo, para chegar a uma competição europeia, quer via Campeonato, quer pela Taça de Portugal.

Apesar de ser do Norte, jogou no Estoril 3 anos, pelo que a adaptação a Lisboa terá sido fácil…
Sim, sim. Já estava perfeitamente integrado. Apesar de não conhecer muito de Lisboa, conhecia bem era a zona de Cascais. Agora ando a descobrir aqui a zona de Belém.

E a integração no grupo, foi fácil?
Muito fácil. Temos um grupo muito coeso e alegre, o que possibilita uma fácil adaptação a quem chega.

Durante a época passada, falou-se muitas vezes da sua vontade de sair do Estoril e rumar a um clube do Norte do país. Curiosamente, acaba por surgir no Belenenses, quando foi noticiado que vários emblemas do Norte pretendiam a sua contratação. O que o motivou a não regressar ao Norte?
O facto de ser o Belenenses. O Belenenses é um dos grandes clubes nacionais, e é um clube onde qualquer jogador gostaria de jogar. Foi esta a minha vontade, tive outras propostas, mas mostrei claramente às pessoas em causa que a minha opção era o Belenenses, e não valia a pena estarem a fazer pressões para não vir para o Restelo. Tive de chegar ao ponto de escrever uma carta para a administração do Estoril a dizer queria vir para o Belenenses e escusavam de negociar com outros clubes.

Como se sentiu na estreia, marcando um golo em Alvalade?
Na altura fiquei contente, porque permitiu chegar ao empate e poderia ter permitido conquistar pontos na casa de um candidato ao título. Não foi possível, mas penso que deixámos uma boa imagem, boa imagem essa que pretendemos deixar em todos os jogos.

E espera marcar muitos golos nesta temporada? É um bom marcador de livres, mas curiosamente ainda não cobrou nenhum…
Desde que a equipa ganhe, não me interessa quem marca os golos. Quanto aos livres, realmente executo bem, especialmente de longe, mas o plantel tem muito bons executantes.

Qual o melhor e o pior momento da sua carreira?
O pior momento foi ter descido de divisão na temporada passada. Quanto ao melhor momento, é muito complicado… nunca ganhei títulos… talvez a subida de divisão com o Estoril. E agora, ter visto o Belenenses depositar confiança em mim é provavelmente o ponto mais alto da minha carreira.

Como costuma ocupar os tempos livres?
Com a família. Fui pai recentemente, portanto o tempo livre que tenho é para estar com a família, passearmos aqui pela zona de Belém, que é muito bonita. Gosto também de ver filmes, ir ao cinema…

Para finalizar, uma mensagem aos adeptos…Apoiem sempre a equipa de futebol do Belenenses. Quanto mais nos apoiarem, melhor para a equipa.

Sem comentários: