quarta-feira, novembro 09, 2005

Horários dos jogos

L.Vieira

No último jogo da Liga o treinador do Belenenses, José Couceiro, falou (e bem) sobre o horário do jogo, referindo que nunca se deveriam marcar jogos para as 21.30, pelo menos durante o Inverno. E depois foi mais longe "Se pensa que o futuro é espectáculos televisivos, e as bancadas vazias, então estamos muito mal." E de facto esta é a realidade em Portugal. É a Sporttv que decide que jogos vão ser televisionados e em que horários, ficando para segundo plano os espectadores que vão aos jogos.

Mas afinal, qual é o melhor dia para se assistir a um jogo de futebol?

Vamos analisar os horários existentes em Portugal:
- Sexta-feira ás 21:00 ou 21:30
- Sábados, o primeiro jogo por volta das 19.00 e o segundo por volta das 21.00 (aconteceu duas vezes esta época o jogo ser por volta das 17.00)
- Domingos, alem do cada vez menos tradicional jogo às 16.00 (não televisionado) existem normalmente dois jogos, o primeiro por volta das 19.00 e o segundo às 21.00
- Segunda-feira, por volta das 21.00 (aconteceu uma vez esta época um jogo ser marcado às 19.00! – com a nossa sorte este jogo claro que foi no Restelo)
- Ainda houve um jogo marcado para uma terça-feira, véspera de feriado.

Na minha opinião os melhores dias são claramente durante o fim-de-semana, sendo que prefiro o sábado ás 19.00. Depois domingo, ás 16.00 ou ás 19.00. Também gosto de um jogo sábado á noite, desde que haja boas condições para se assistir ao jogo.

continua...

Agora detesto jogos durante os dias da semana, principalmente ás segundas. Termos que sair do trabalho á pressa, apenas para ver metade de um jogo, é só mesmo para “malucos”.

É claro que nem toda a gente tem a mesma opinião, mas penso é mais ou menos consensual que os jogos devem ser durante o fim-de-semana.

Dito isto, decidimos então fazer um estudo. Em que dias jogou o Belenenses na presente época e em que dias jogaram os nossos adversários mais directos? Os resultados são surpreendentes (ou não…)

Image Hosted by ImageShack.us


Como podem ver apenas 4 jogos do Belém foram durante o fim-de-semana. Sendo que apenas 1 foi num domingo. Se se confirmar que o próximo jogo vai ser numa segunda-feira, frente ao Marítimo, apenas 36% dos nossos jogos ocorreram durante o fim-de-semana! E note-se que nesses quatro jogos APENAS UM não se disputou após as 21.00! Os restantes 6 jogos dividiram-se de forma igual pela segunda e pela sexta-feira, sendo que um dos jogos foi marcado para 19.00! E porquê é que esse jogo foi marcada num dia da semana ás 7 da tarde? Porque a seguir, ás 21.00 jogava um dos estarolas! Será que alguma vez eles pensavam em marcar um jogo dos “três” para as 19.00 de um dia da semana? Enfim...

Comparando com os outros clubes o Belenenses foi claramente o mais prejudicado, sendo que logo a seguir ao clube do Restelo aparece o Braga com metade dos jogos a dias da semana. Os bracarenses chegaram a jogar numa terça-feira.

É claro que os mais beneficiados continuam a ser os clubes do costume. Percentagens de 70, 80 e 90%. O Porto apenas jogou uma partida que não calhou num fim-de-semana! O Benfica jogou 6 vezes ao sábado e o Sporting 6 vezes ao domingo.

As pessoas depois admiram-se que o Estádio do Restelo esteja com pouca gente, mas como é possível criar o hábito de ir á bola, se os jogos são marcados desta forma?
Também se admiram do Braga, actual líder, ter uma assistência aquém do esperado!
Agora também se percebe porque é que os “três” têm uma maior assistência!

Sem comentários: