quarta-feira, dezembro 28, 2005

Entrevista a Meyong - Futebolista

Entrevista de Meyong à Revista Futebolista em 01 de Outubro.

Meyong
"Gostava de ser o melhor marcador do campeonato"

Foi o herói do V.Setubal e carrasco do Benfica na ultima edição da Taça de Portugal, ao marcar o golo que selou a vitória dos sadinos por 2-1 e que colocou de novo o clube da terra de Bocage e... de Mourinho, na rota da UEFA. Falamos de Meyong, que durante o defeso decidiu trocar a montra europeia pelo projecto do Restelo.

1 - Sabendo de antemão que ia participar na Taça UEFA pelo V. Setubal, o que o fez optar pelo Belenenses, que "só" vai disputar o Campeonato nacional e a Taça de Portugal.
O que me seduziu foi o projecto que o Belenenses me apresentou e que eu achei uma boa proposta. As condiçõies do clube tambem são boas (melhores do que eu pensava), e depois o treinador Carlos Carvalhal, com quem eu já tinha trabalhado algum tempo no V. Setubal, foi determinante e uma das principais razões por eu ter assinado.

2 - Mas falou-se na possibilidade do Meyong rumar ao estrageiro? O que é que se passou para a transferência não se concretizar?
Tive de facto várias propostas do estrangeiro e até melhores financeiramente, mas como não era uma boa altura para eu me mudar por questões familiares (a mulher estava grávida), optei por ficar. Mas pessoalmente gostaria de sair e o meu objectivo passa por continuar a trabalhar para no futuro jogar no estrangeiro.

3 - O Meyong já está em Portugal há cinco anos. Se houvesse o interesso dos "três grandes" na sua contratação continuava a preferir o estrangeiro?
Ai já me fazia pensar duas vezes e ia depender de qual a equipa no estrangeiro que estava interessada. Mas agora é lógico que seria muito bom para mim jogar num dos "grandes". Qualquer jogador que está em Portugal sonha um dia lá jogar e eu não fujo à regra.

continua...

4 - E no Belenenses, quais são as suas expectativas? O clube foi dos que mais se reforçou, o que é que se pode esperar desta equipa?
O projecto que me apresentaram foi o de lutar pela Europa e foi por isso que eu assinei. O Belenenses tem um bom grupo e esse grupo merece estar lá em cima e seu que se eu fizer uma boa época e se marcar muitos golos posso ajudar a equipa a aitngir os objectivos.

5 - E em termos pessoais, quais são as suas metas? Ser o melhor marcador do campeonato é uma delas?
Sim, gostava de ser o melhor marcador do campeonanto, mas se puder trocar entre o melhor marcador e atingir o objectivo do Belenenses, eu vou escolher os objectivos da equipa. O que eu espero é fazer mutios golos e de preferência que esses golos ajudem a equipa a ganhar.




Nome: Albert Meyong Ze

Data de nascimento: 1980/10/19

Naturalidade: Yaoundé (Camarões)

Peso: 71 kg

Altura: 1,81 m

Posição: Avançado

Número: 21

Trajectória:
- 1997/98 - C. Yaoundé (Camarões)
- 1998/00 - Ravenna (Itália - 2ª divisão)
- 2000/05 - V. Setubal
- Desde 2005 - Belenenses

Titulos:
- Campeão Olimpico 2002
- Taça de Portugal 2004/05

Números em Portugal:
- 158 jogos
- 61 golos




Rogger Milla, o ídolo de sempre e para sempre
Meyong é avançado e originário dos Camarões. Como tal, quando lhe perguntamos que é o seu idolo, nem hesita: o mitico goleador da selecção dos Camarões, Rogger Milla. "Sempre foi o meu idolo. Cresci a ouvir falar nele e quando estava nos Camarões sempre que falávamos de avançados só pensávamos no Rogger Milla. Em cada oportunidade que tinha, normalmente fazia golo e nunca ninguem o conseguir igualar e nem sei se alguma vez o vão conseguir fazer." E a duvida é pertinente. Rogger Milla foi uma estrela aos 38 anos no Mundial de Itália (1990) por ter levado a selecção dos Camarões aos quartos de final, algo inédito para uma selecção africana.
Depois disso ainda participou no Mundial de 1994, nos EUA, com 42 anos onde apontou um golo e se tornou no jogador mais velho a marcar numa fase final de um Campeonato do Mundo.

Apurar o instinto
Apesar de já ter marcado 61 golos nos cincos anos que leva em Portugal, Meyong não está satisfeito com a sua média, nem se considera ainda um goleador. "Acho que ainda não sou um verdadeiro matador." À partida este é já um numero bastante aceitável para um avançado a actuar em Portugal, nomeadamente porque jogou sempre em equipas de menor dimensão, mas Meyong quer mais. "Tenho capacidade para fazer mais golos e apurar mais o instinto. Preciso de ser mais frio à frente da baliza. Há momentos em que sou frio e há momentos em que não o consigo ser, e o que quero é trabalhar para ter sempre a mesma frieza". O Belenenses agradece...

Curiosidades
- A sua estreia em Portugal ocorreu pela mão de Rui Águas, o actual treinador adjunto de Jesualdo Ferreira no Sp. Braga, num jogo frente ao Rio Ave a 4 de Março de 2000 que terminou com uma vitória por 2-0 dos "sadinos". O avançado jogou 45 minutos.
- Apesar de já ter tido vários treinadores. Meyong não esquece Jorge Jesus. "foi o que mais me ajudou a adaptar ao campeonato português e o que me ensinou mais coisas".
- A preferência do jovem avançado do Belenenses pelo campeonato francês tem uma forte explicação: "Porque é muito visto nos Camarões".
- Actualmente o jogador que Meyong mais aprecia é Drogba, do Chelsea. "Ele faz tudo. Luta, ajuda, joga, corre, marca golos. Pratica um futebol completo, o que é cada vez mais importante. Não é só um jogador para estar parado lá na frente a marcar golos mas que ajuda a equipa"
- Quando chegou a altura de assinar pelo clube da Cruz de Cristo, as primeiras palavras de Meyong foram as seguintes: "Depois de não chegar a acordo com o Vitória de Setubal, escolhi a equipa que me oferecia as melhores condições de trabalho para continuar a minha carreira. Sinto que está a ser construida uma grande equipa".
- A sua estreia oficial pelo Belenenses ocorreu frente ao Sporting na primeira jornada da Superliga, que se saldou por uma derrota por 2-1 dos "azuis". O camaronês não marcou, apesar de ter estado perto de o faze, ainda o resultado estava 0-0. Na jornada seguinte, a estreia no Restelo foi brindada com dois golos frente ao U. Leiria, na vitória por 3-1, e uma grande exibição.
Promete...

Sem comentários: