quarta-feira, dezembro 07, 2005

Reportagem Sevilha – Vitória de Guimarães

C.Figueiredo

Após ter estado presente no jogo de 5ª feira a contar para a fase de grupos da taça UEFA, vou tentar chegar a todos vós o filme desse dia e tentar estabelecer paralelismos entre o futebol nacional e o nosso Belenenses em particular.
Image hosted by Photobucket.com
Logo de manhã dirigi-me ao estádio Rámon Sanchez Pizjuan de modo a comprar o meu ingresso. Dirigi-me a alguns elementos do grupo White Angels e perguntei se ainda havia bilhetes e claro, com todo o orgulho ficaram logo a saber qual era o meu clube. Aproveitei para manifestar todo o meu apoio ao Vitória e o desejo de uma vitória lusa. Fui então à bilheteira preparado para o pior e qual não foi o meu espanto quando me disseram do outro lado que o preço era 15 euros…preço para visitante e para um jogo da UEFA! Dá que pensar não é? Fui então para o estágio e no caminho reparei que havia muitos portugueses em Sevilha (passeio habitual nestes feriados), mas também muitos vitorianos, o que fazia prever uma deslocação em massa, o que veio de facto a acontecer.

Uma hora antes da partida, fui para o estádio de modo a encontrar-me com um amigo do grupo Biris Norte (claque do Sevilha) de forma a pagar uma encomenda feita pelo nosso amigo Tiago Louro. Demos uma volta ao estádio e fomos conversando sobre o jogo que estava prestes a começar e sobre o futebol português em geral e claro…levou com a lavagem sobre o Belenenses! Ficou desde já convidado a ir ao Restelo, com a promessa que estaria presente no jogo Bétis-Sevilha da 2ª volta do campeonato.

De salientar ainda algumas escaramuças aquando da chegada do grupo White Angels, mas tudo ficou serenado rapidamente.

Entrei no estádio e fiquei estupefacto! Havia em Sevilha mais gente do Vitória que Belenenses nos jogos em casa. Com a carreira que a equipa tem tido, dá também muito que pensar… Situei-me num dos topos, juntamente com os sócios do Vitória e o grupo Insane Guys, que no entanto eram em pouco número. Numa das centrais estava o grupo White Angels. Não sei o porquê desta separação de lugares, porque se os cerca de 500 da central se juntassem aos cerca de 1500 do todo, havia de ser uma coisa espectacular. Apesar de todo, até começar o espectáculo Saviola, foi bonito ouvir o forte Vitória para o outro lado, bem como os outros cânticos que ecoavam por todo o estádio, qualquer que fosse o lado a cantar.

O estádio, como seria escusado dizer, encontrava-se quase lotado e a paixão que aquela gente sevilhana (e espanhóis no geral) nutre pelo futebol é algo de espantoso.

Pena o Vitória ter começado a perder tão cedo, porque isso veio esmorecer os ânimos, principalmente do grupo WA que mesmo estando um pouco longe de mim, podiam ter apoiado muito mais. Mas é compreensível, visto que os resultados têm sido desmoralizadores…

Há que referir a saudável convivência entre adeptos dos dois lados. Estava no limite da separação entre adeptos e para além das habituais e saudáveis provocações, ficou na retina a muita troca de material e até de fotos para mais tarde recordar.

Um grande abraço para os companheiros vitorianos que assistiram ao jogo perto de mim e que me receberam muito bem.

Image hosted by Photobucket.com
foto do blog megafone

Parabéns pela bonita coreografia que foi feita penso que pelo grupo IG (papeis brancos recortados) e pelos panos gigantes organizados por adeptos “normais” que deram um enorme colorido à entrada das equipas em jogo.

Boa sorte para o Vitória no resto do campeonato e que para o próximo ano, ambas as equipes estejam a lutar na taça UEFA… há que acreditar sempre!

Para terminar, uma palavra para a enorme deslocação feita por adeptos do Vitória, a provarem que com amor, carinho e dedicação suporta-se o frio, a chuva, a derrota e claro…1500km de ida e volta.

Carlos Figueiredo

Sem comentários: