quarta-feira, dezembro 28, 2005

Rugby: Rapsódia em azul aqueceu Monsanto

Artigo de António José Henriques publicado no Diário de Noticias em 23 de Dezembro.

Rapsodia em azul aqueceu Monsanto
A equipa do Restelo esteve quase perfeita e vulgarizou os campeões nacionais.

O Belenenses passou a liderar invicto a Divisão de Honra, após ter ido a Monsanto derrotar os campeões nacionais, por 35-17. Com quatro jornadas realizadas, os "azuis" têm cinco pontos de vantagem sobre o direito e Agronomia que aproveitou a vitória sobre o Benfica (15-12) para se chegar ao topo. Com a realização a meio da semana, das duas partidas que se encontravam em atraso, a prova entrou em férias natalícias até 7 de Janeiro, com todas as equipas a terem, finalmente, os mesmos jogos.

Na fria noite de Monsanto, o "quinze" do Restelo confirmou ser esta época a "besta negra" dos "advogados", depois da vitória na Supertaça, em Outubro. Este surgiram ainda com menos atitude e ideias do que frente ao Benfica - só escapou Miguel Portela, que bem tentou remar contra aquela amorfa maré, mas só com coração e sem a necessária frieza - mas desta feita tiveram pela frente uma equipa confiante, a respirar saúde e a defender como nunca lhe víramos.

continua...
Adam McDonald armou muito bem a sua "orquestra", que deu recital de uma "Rapsódia em azul" que Gershwin não desdenharia. A começar numa avançada móvel e combativa, com os pilares argentinos travestidos em pontas, e o asa João Uva - o melhor em campo - a ser sempre o primeiro a cair sobre a bola, até nos centros, onde Diogo Pinheiro esteve inultrapassável ao lado do sempre fiável Diogo "Rochedo" Mateus. E se Francisco Moreira estivesse nos seus dias - desperdiçou 15 pontos em pontapés! -, o resultado teria sido histórico.

Depois, foi uma questão de coleccionar um número recorde de turn overs (bola no solo era irremediavelmente "azul"), meter duras placagens, e somar ensaio atrás de ensaio (foram cinco no total), através do pilar Spachuk (num longo sprint de 50 metros!), Sebastião Cunha, João Uva e dois de Emiliano Castagnet. Quanto ao Direito, só marcaria um ensaio de penalidade e outro no derradeiro lance do jogo, dando a imagem de uma equipa que bem precisada está de férias.

Sem comentários: