quarta-feira, janeiro 18, 2006

Analise das estatisticas

L.Vieira

Passadas as primeiras 18 jornadas, vamos analisar as estatísticas individuais dos jogadores do Belenenses. De um plantel inicial com 23 jogadores, agora reforçado com mais dois atletas – Dady e Mano – podemos ver que apenas 3 jogadores ainda não jogaram esta época e outros quatro entraram em 8 partidas ou menos. Os restantes jogadores jogaram todos mais de 10 jogos.

Apenas um jogador foi totalista – Marco Aurélio – e como tal foi o que obteve maior pontuação acumulada em todos os órgãos de comunicação social.

Os outros jogadores mais utilizados foram Pelé (1530 minutos), Vasco Faísca (1345 minutos), Pinheiro (1205 minutos) e Paulo Sérgio (1172 minutos), com 17 jogos disputados cada um, sendo que destes se destaca o Pelé que jogou sempre 90 minutos. Destaque ainda para Meyong com 1248 minutos em 15 jogos e Amaral com 1198 minutos em 14 jogos.

Free Image Hosting at www.ImageShack.usquadro-resumo das estatisticas

(cliquem na imagem para ver o quadro completo)



continua...

Não foram utilizados os guarda-redes suplentes Pedro Alves e Marco Pinto e o defesa júnior Carlos Alves. Ricardo Araújo apenas participou em 2 partidas.

A nível global a equipa do Belenenses apenas celebrou 17 golos o que dá uma média de 0,94 golos por jogo. O avançado Meyong é de longe o melhor marcador da equipa e responsável por 65% desses golos – marcou 11 – e para isso, precisou em média, de jogar 113 minutos para marcar cada golo. Apenas mais quatro jogadores marcaram pelo Belenenses. Silas e Zé Pedro celebraram por duas vezes cada um e Rolando e Pinheiro marcaram um golo.

O jogador azul com mais assistências é Zé Pedro (3) que detém 17% de um total de 11 assistências da equipa. Muito pouco para uma equipa da primeira divisão.

No campo da disciplina já foram mostrados 48 cartões amarelos e 3 vermelhos, sendo que apenas um destes foi mostrado directamente.

Relativamente às pontuações atribuídas pelo Blog do Belenenses e pelos três jornais desportivos, e como já foi referido anteriormente, Marco Aurélio é o mais pontuado, sendo que o facto de ter sido o único jogador que participou em todos os jogos ajudou para obter este resultado. Mas se analisarmos as médias chegamos a conclusões interessantes e algumas inesperadas. Note-se que apenas foram consideradas as pontuações atribuidas a jogadores que jogaram mais de 15 minutos por partida.

Assim, Ricardo Araújo foi o jogador obteve melhor média tanto para o Blog do Belenenses como para o jornal A Bola. Obteve uma média de 4 (em 5) e uma média de 6 (em 10) respectivamente. No entanto, esta pontuação apenas diz respeito ao jogo frente ao Naval que foi disputado fora do Restelo. Ricardo Araújo jogou mais uma vez – frente Paços de Ferreira em casa – mas como a sua participação foi inferior a 15 minutos não consideramos a pontuação obtida para a média.

Além do Ricardo Araújo, os outros jogadores que o Blog do Belenenses atribuiu melhor pontuação, ou seja, os mais regulares, foram Rolando, Meyong e Pelé, todos com 3,2 pontos. A Bola considerou Marco Aurélio (5,8) e Rolando e Meyong (5,7) como os melhores jogadores azuis.

O jornal Record, por sua vez, avaliou o central Rolando como o jogador mais regular das primeiras 18 jornadas. Obteve 2,8 pontos em 5 possiveis. Logo de seguida aparecem Pelé, Marco Aurélio e Sousa, todos com 2,7 pontos.

Para o jornal O Jogo os melhores jogadores foram Sandro (5,4 pontos em 10), Meyong e Rui Ferreira (5,3) e Marco Aurélio (5,2).

Conjugando todos estes dados, ou seja, o “TOP4” de cada uma das entidades analisadas, podemos concluir que os melhores jogadores foram Marco Aurélio, Rolando e Meyong (cada um aparece 3 vezes nos 4 tops).

Pela negativa, destaque para o Romeu que foi o que obteve menor média da comunicação social. Note-se, no entanto, que das 15 partidas disputadas pelo avançado apenas jogou uma média de 29 minutos por jogo. Foi apenas totalista em duas ocasiões tendo obtido nesses dois jogos pontuações relativamente elevadas (A Bola: 5+6, Record: 2+2; O Jogo: 4+5; Blog: 4+4). Penso sinceramente, que já é altura do Romeu merecer uma oportunidade.

Sem comentários: