quinta-feira, janeiro 05, 2006

Antchouets, empréstimos, direitos de opção e não convocados

L.Rodrigues

Fisco vai ao Restelo “procurar” Antchouet, por dívida antiga… isto só poderá dar vontade de rir e serve para perceber que os funcionários do Ministério das Finanças não acompanham muito o futebol, muito menos são adeptos do Belenenses. De resto, notícia curiosa, pois surge no dia em que Antchouet assina pelo Vit. Guimarães até final da temporada, por empréstimo do Alavés.

Relembro que em Março de 2005 entrevistei o Gabonês para o Jornal do Belenenses, conversa durante a qual o jogador falou abertamente da sua vontade de sair de Portugal, experimentar os campeonatos Espanhol, Italiano ou Inglês, mas também da sua disponibilidade de jogar no Belenenses durante esta temporada, pois o clube tinha contrato com ele. Devo, até, referir que levava já umas armadilhas de discurso montadas “para o apanhar nas curvas”, mas o jogador nunca se “despistou”, mantendo sempre o discurso em que afirmava que tinha contrato com o Belém para esta temporada… chegado ao fim da época, foi o que se viu.

Fugiu então de Portugal, dizendo que queria muito mais, que não lhe servia nem o Belenenses nem nenhum clube português, que tinha de sustentar a família mas que nem era pelo dinheiro que ia, mas porque queria um desafio interessante. Refugiou-se no Metz, que quando percebeu o processo de desvinculação o mandou tratar da sua vida e encontrou abrigo no Alavés, uma equipa “esquisita”, dirigida por um milionário que até já treinador da equipa foi. É, neste momento, um jogador sem espaço, que fez umas dezenas de minutos na primeira metade da época.

continua...

Chega agora ao Guimarães, emprestado, com o “rabinho entre as pernas”, dizendo maravilhas do Guimarães e de Portugal. Curiosamente, prescindindo de parte do vencimento, ele que tem tanta gente a sustentar… está a subir na vida.

Por outro lado, e já mentalizado que vem aí um jogador emprestado, parece hoje mais claro que Ivanildo será o extremo que nos reforçará. Entre Ivanildo e Carlitos, prefiro claramente o primeiro, apesar de não me parecer que seja jogador para fazer claramente a diferença. Mas, admito, se motivado devidamente, poderá dar um contributo interessante.

Isto leva-nos a outro ponto, que diz respeito ao presumível direito de opção com que o Porto fica sobre jogadores nossos para efectivar o empréstimo (fala-se em Rolando e Ruben Amorim). Para além de parecer mais uma suposição jornalística, tudo depende da forma como for efectuado. Se o for por valores interessantes, não vem daí qualquer mal ao mundo. Afinal, não andamos sempre por aqui a falar em valorizar os nossos activos, que nunca vendemos jogadores, etc e tal?

Quem nos dera que o nosso maior activo no final da época passada não fosse hoje um jogador que já nem convocado é. Se ainda o tivéssemos vendido, em vez de renovar com ele…

Sem comentários: