terça-feira, janeiro 03, 2006

Belenenses e as transmissões televisivas

L.Vieira

No seguimento de um artigo publicado anteriormente no Blog do Belenenses, vamos continuar a analisar as transmissões televisivas dos jogos de futebol do Belenenses. Mais uma vez, as conclusões são surpreendentes, ou não...

Já foram disputadas 16 jornadas nesta época e as próximas duas já estão agendadas.

Assim, Boavista, FC Porto, SL Benfica e Sporting CP vão ter os seus primeiros 18 encontros transmitidos nas televisões - Sporttv e TVI -, Belenenses e Braga vão ter 16 (89%) e o V.Guimarães vai ter apenas 12 (67%). Todas as restantes equipas têm 9 ou menos jogos transmitidos pela televisão. Destaque para o Penafiel que apenas tem 5 jogos transmitidos (28%). Curioso, uma vez que o presidente do Penafiel é Antonio Oliveira irmão do "dono" da Oliveiradesportos. Coincidência?

Image hosted by Photobucket.com

Mais curioso é se compararmos estes numeros com a média dos jogos transmitidos. De um total de 162 jogos (18 jornadas x 9 jogos) vão ser transmitidos 98, ou seja, 60%. É aceitável que alguns clubes tenham apenas 28% dos jogos transmitidos enquanto que outros vejam a totalidade, ou muito perto disso, dos jogos na televisão?

continua...

Já agora, como foi feito o acordo dos direitos das transmissões televisivas? Tem a ver com o número de jogos transmitidos? Ou o montante é repartido por todos de forma igual? Não acredito que seja, então qual é o critério que distingue o que atribuir aos clubes?

A transmissão dos jogos na televisão, ou melhor, a alteração dos horários dos jogos para que estes sejam transmitidos na televisão, é um dos factores apontados para a "desertificação" dos estádios portugueses. Este próximo estudo compara os diferentes horários "impostos" ás 7 equipas com mais jogos televisionados.

Penso que é unânime que os melhores horários para ir ao futebol são os durante o fim-de-semana à tarde ou ao fim da tarde. Durante a semana, e porque as pessoas trabalham/estudam, não devia haver jogos antes das 20h. Mas não é isso que acontece! Os horários praticados em Portugal e impostos pelas televisões são o (1) Domingo à tarde (normalmente 16h) para os jogos não televisonados; (2) Domingo à noite, (3)sábado ao fim da tarde, (4) sábado à noite, (5) sextas e (6) segundas por volta das 19h e (7) sextas e (8) segundas por volta das 21h.

Como é obvio, os horários mais penalizadores são os praticados nos dias da semana. Então qual é o clube que tem mais jogos aos dias da semana? Não podia deixar de ser o Belenenses. Aliás, o clube de Belem é o unico que tem mais jogos disputados aos dias da semana do que ao fim-de-semana - 10 vs 8 (56%).

Image hosted by Photobucket.com

O Belenenses apenas jogou 8 vezes ao fim-de-semana. Todos os seus adversários jogaram mais de 11 vezes. Os clubes mais beneficiados, apesar de terem todos os seus jogos transmitidos pela televisão, são o Porto e o Benfica com 76% e 83% dos seus jogos disputados durante o fim-de-semana.

Para concluir:
1 - não existe igualdade na distribuição dos jogos na televisão: alguns clubes vêem quase quatro vezes mais os seus jogos nas televisões do que outros.
2 - mesmo entre os clubes que têm mais jogos na TV existe descriminação na atribuição dos horários.

Assim, existem clubes claramente mais beneficiados e perante esta situação as entidades oficiais - Liga e Federação - nada fazem. Mas será que isto tambem não é disvirtuar a verdade desportiva?)

Sem comentários: