segunda-feira, janeiro 09, 2006

Que se passa? O que fazer?

L.Rodrigues

Antes de mais, é importante que esclareça que não vi o jogo de 6ª-feira. A um dia de semana, um jogo às 19:00, é pedir que quem trabalha não vá ao futebol. Não vi, mas pelo que ouvi, até não foi muito mau, já jogámos bem pior esta temporada. O que não invalida que não tenha sido péssimo. O problema é que a nossa bitola anda pelas ruas da amargura.

Chegados a meio do campeonato, temos 1 ponto de avanço da linha de água. Estupidamente, bastava ter vencido o Gil Vicente para estarmos no 7º lugar e a olhar para cima. Assim, estamos na linha de água e a olhar para baixo. Que falta de ambição de quem entra em campo! Que falta de brio, que falta de personalidade. Quanto mais não seja, deveriam lutar pelas suas carreiras, tentar dar o máximo em busca de um contrato melhor. Não sejamos hipócritas, é o que todos os jogadores fazem, tal como nós faríamos se fossemos profissionais. Todos os jogadores, menos os do Belenenses. Acomodados.

Custa-me entender esta situação. Poder-se-à especular sobre o facto da maioria dos jogadores terem chegado esta época, mas se na pré-época e nas primeiras jornadas mostravam elevado entrosamento, isso, sinceramente, não justifica nada! Podemos também vir dizer que os jogadores foram mal contratados. Mas se analisarmos as aquisições, uma a uma, vemos que todos eram jogadores em destaque nos clubes onde passaram e foram disputados por vários emblemas que ambicionam a Europa. Também não é por aí!

Terá sido Carvalhal? Até, pasme-se, já ouvi que se calhar o melhor era ele regressar! Será Couceiro? Posso não gostar particularmente do seu discurso, mas também não é ele.

Serão os agora públicos ordenados em atraso (o que se passa?)? Mas o Setúbal não paga e está nos primeiros lugares… Também não é por aí!

É todo o Belenenses futebolístico que é amador! É uma cultura enraizada no balneário. O “laissez-faire”, quem vem atrás que feche a porta! Neste momento periclitante, precisamos de tudo menos revoluções. Precisamos, isso sim, de chamar à razão todos os responsáveis. TODOS OS RESPONSÁVEIS! E que ninguém fuja com o rabo à seringa, porque desde o Presidente ao mais simples adepto, todos temos culpa. Somos, de facto, um clube amorfo neste momento.

Vivemos uma onda de euforia interessante no início da temporada que se desvaneceu e deu lugar ao abandono do clube pelos adeptos. Vamos mostrar, ante o Sporting, que ainda há uma réstia de esperança naqueles jogadores que vestem a mais bela camisola do mundo. Todos ao Restelo, mostrar que estamos presentes, apoiar, assobiar, pressionar e, acima de tudo, mostrar a quem está em campo que o Belenenses existe e não é aquilo que as bancadas têm deixado transparecer.

Espero que a passividade de quem entra em campo seja erradicada depressa. Doa a quem doer, custe o que custar. Não podemos continuar a tolerar esta situação. Não quero uma equipa de virtuosos adormecidos, mas sim uma equipa de “Sousas” com vontade de ganhar!

Sem comentários: