domingo, fevereiro 05, 2006

Guimarães - 2 - 2 - Belenenses: Ai, que sorte!


L.Rodrigues

O Belenenses conseguiu esta noite um importante empate no D. Afonso Henriques, num jogo em que a única coisa que se salvou foi o resultado, pois a exibição azul, à excepção de algumas unidades e apenas em termos individuais, foi confrangedora. Resultado importante, na medida em que nos permite ficar 3 pontos acima da linha de água e encarar com alguma tranquilidade a recepção ao Porto, na próxima semana. Mas muito há a rever, numa equipa que é incapaz de fazer 3 passes seguidos.

Continua...

O Jogo

O Belenenses nunca se conseguiu adaptar ao futebol directo do Guimarães, que se não fosse a perdularidade e desconcentração em termos de foras-de-jogo do adversário, poderia ter tido grandes dificuldades. No entanto, totalmente contra a corrente de jogo, o Belenenses chega à vantagem num falhanço inacreditável do guarda-redes adversário Nilson, que "apertado" por Ahamada, permitiu a intercepção de Romeu, que atirou para o fundo das redes.

No entanto, a jogar contra um adversário em desespero, só conseguimos segurar a vantegem por 1 minuto!!! Impressionante, em especial como Pelé abandona a marcação a Dário.

Veio a 2ª parte, e o golo Vimaranense adivinhava-se a qualquer instante. Não por qualidade do adversário, mas por total apatia azul. E surgiu mesmo, por Saganowski, num frango com asas de Marco Aurélio. A derrota era iminente, mas de repente a equipa azul já sabia e, importante, queria jogar! E o empate surgiu rapidamente, num excelente remate de Rúben Amorim.

Até final, foi um verdadeiro "ai Jesus", com o Belenenses enfiado na área a defender o empate, renunciando totalmente ao ataque.

O Árbitro
O árbitro Carlos Xistra esteve em bom plano, prejudicando o Guimarães num penalty não assinalado, mas prejudicando o Belenenses ao não assinalar o fora-de-jogo de 3 Vimaranenses no 2º golo da equipa Nortenha. De resto, em bom nível.

Conclusão
O Belenenses continua a assustar pela dificuldade em jogar futebol. Ou, pelo menos, a vontade de jogar futebol, que parece que tem um interruptor. E, é muito importante, Couceiro tem de ser mais dinâmico no banco, não pode ser tão apático. Romeu esteve cerca de 30 minutos em campo absolutamente "roto", numa altura em que a velocidade de Dady seria importante. Ruben Amorim viu amarelo aos 20 minutos, e só saíu a 10 minutos do fim. Há, claramente, que jogar mais. E, acima de tudo, querer jogar mais.

Sem comentários: