sexta-feira, março 17, 2006

Blog Megafone: TVI ou futebol para padeiros...

Artigo publicado no blog Megafone (http://adeptos.blogspot.com) e subscrito na integra pelo Blog do Belenenses

« É uma péssima notícia para todos os que gostam de futebol. A TVI garantiu ontem os direitos de transmissão dos jogos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, em sinal aberto, para as épocas de 2006/07 e 2007/08, adquirindo-os à Sport TV. Em causa está um total de 66 jogos (33 por época), correspondentes a um jogo por cada jornada, num modelo idêntico ao actualmente em vigor, falando-se num investimento de 15 milhões de euros.

Repetimos: é uma péssima notícia. O futebol vai continuar a ser usado como arma de arremesso para horários de enchimento de audiências antes dos "Circos das Celebridades" como o que já se encontra em preparação.

Para além disso, o balanço das jornadas em canal aberto continuará a ser dirigido a um restrito público-alvo de padeiros, mulheres da vida, manguelas, pensionistas, noctívagos ou gente com insónias em geral, não merecendo a Liga de Honra um segundo que seja de tempo de antena. A própria Liga Portuguesa de Futebol Profissional deveria ter intervenção neste processo, tendo voto de qualidade e fazendo depender a atribuição dos direitos televisivos não somente dos valores financeiros colocados em cima da mesa mas também de cadernos de encargos onde fossem assumidos compromissos claros sobre pontos essenciais como os horários de transmissão dos programas e a relevância dada ao futebol na grelha do canal em questão. Assim, vamos ter mais dois anos de podridão pela frente, sendo o futebol maltratado e desvalorizado ao ritmo a que florescerem e finarem os "reality shows" que fazem a imagem de marca da TVI na sua desenfreada caça ao "share" televisivo. »

Sem comentários: