sábado, março 04, 2006

Pedro Matias - "Quero é ser campeão"

L.Rodrigues

Entrevista publicada no Jornal do Belenenses de Dezembro de 2005

Nascido no Algarve, onde se iniciou no Náutico do Guadiana, cedo Pedro Matias veio para Lisboa, para representar os Juvenis do Benfica. 3 anos depois ingressou no Belenenses, onde se mantém há já 10 anos. Central com 1,94m e 90Kg, Pedro Matias confidenciou-nos que aos 28 anos tudo o que quer é ser campeão pelo Belenenses.

10 anos depois de chegar ao Restelo, considera-se um símbolo da equipa?
Não sou bem um símbolo… se calhar é essa a imagem que passa, mas sou uma pessoa que tenta ajudar os colegas, pois estou aqui há mais tempo e tenho essa responsabilidade. Conheço bem o clube e penso que posso ajudar os mais novos.

Quais as principais evoluções no Andebol do Belenenses desde que chegou ao Acácio Rosa?
O Belenenses tem tido picos. Quando vim, o Belenenses teve uma quebra enorme na secção de Andebol e, se calhar agora, com bom trabalho continuado e as coisas a funcionar, estão a surgir resultados.

Qual o objectivo para esta época?
Vou ser ambicioso: com a equipa que temos, com o grupo de trabalho que temos, um dos 2 primeiros lugares. Mas, para mim, quero é ser campeão!

Continua...

Tendo transitado praticamente todo o plantel relativamente à época passada, sendo contratado apenas 1 jogador, qual a grande diferença?
Espírito de grupo! É um grupo jovem, que gosta de trabalhar, e que em termos técnicos é muito bom. Isso vê-se nos resultados, pois as pessoas gostam de trabalhar e estão empenhadas. Isso reflecte-se no jogo e nos resultados.

O Andebol português convive com a situação de ruptura entre Liga e Federação. Seria bom um entendimento para o Andebol português?
Era interessante, para o bem da modalidade e dos praticantes, juntar as melhores equipas das 2 ligas num campeonato forte, para que houve mais assistência, jogos na Televisão e patrocínios. Com esta situação, quem perde são os jogadores e, essencialmente, a modalidade.

Como costuma ocupar os seus tempos livres?
Para além do Andebol, trabalho num ginásio, onde sou professor de educação física, fazendo disso a minha profissão. Para além disso, gosto de fazer surf, ler, ir ao cinema… e também faço kitesurf.

Costuma acompanhar o dia a dia do Belenenses?
Bom, tenho de esclarecer que antes de vir para o Belenenses era adepto de outro clube. No entanto, após 10 anos no Restelo, tenho este clube no coração, e acompanho o dia a dia das várias modalidade e do clube, lendo o Jornal do Belenenses, visitando o Site Oficial e o Site do Andebol.

Foi internacional nos escalões jovens. Sonha voltar à selecção?
Bom, neste momento estou de corpo e alma é no Belenenses. De resto, com o conflito Liga/Federação, é muito complicado conseguir chegar lá. Mas gostava, claro, ficava contente.

Para finalizar, uma mensagem aos adeptos…
Espero que nos continuem a apoiar, que nós trabalhamos e fazemos tudo para prestigiar o Belenenses e o Andebol. Continuem a apoiar-nos como nos têm apoiado até agora, e venham com a certeza de assistir a um bom espectáculo.

Sem comentários: