quarta-feira, maio 24, 2006

Caso Mateus - Blog Megafone

Blog

Obviamente que vale o que vale mas também o Blog MEGAFONE concorda com a posição do Belenenses no que diz respeito ao Caso Mateus. O blog desportivo com mais visitas na internet portuguesa - mais de 38 mil visitas por semana - vem assim juntar a sua voz à luta pela verdade desportiva.

Manter a Liga com 18, a única solução!!!

MEGAFONE sempre defendeu o cumprimento rigoroso da legislação desportiva. É a única maneira de evitar que o futebol se transforme definitivamente numa selva. O artigo do Regulamento Disciplinar da Liga que transcrevemos em cima não deixa margem para dúvidas. O facto do Gil Vicente ter recorrido aos tribunais civis por uma questão abrangida na regulamentação desportiva, a utilização de Mateus como profissional depois de ter assinado um contrato de amador com o Lixa, está tipificado e a pena deve ser inequivocamente aplicada.


Ao longo da época, verificou-se uma primeira queixa do Vitória de Setúbal, depois outra da Académica, finalmente foi o Belenenses a tentar salvar-se da descida na secretaria, é certo, mas com razão.

Uma Liga profissional de futebol não pode basear-se na "chico-espertice". Todos os clubes cumpriram os regulamentos, menos o Gil Vicente, que interpôs um processo num Tribunal de Braga e apresentou outro, disfarçado como sendo em nome do Mateus, num Tribunal do Porto, conseguindo com essa manobra dilatória utilizar o angolano em 4 jogos, conquistando 6 pontos. Tendo em conta que no meio deste processo também existe (mais) uma enorme demonstração de incompetência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, não é correcto que os gilistas sejam penalizados e haja um clube directamente beneficiado. Toda a luta pela manutenção foi viciada.

Sem Mateus, e não somando os gilistas os 6 pontos obtidos com o seu concurso, todo o final de época teria sido diferente, não sendo de esquecer que Vitória de Guimarães e Rio Ave, dois dos despromovidos, perderam pontos em Barcelos na recta final da prova devido à esperança de permanência que ainda animava os "galos".

Sendo assim, a única medida justa e adequada seria a manutenção a título excepcional da Liga com 18 clubes em 2006/07, cabendo ao Gil Vicente a despromoção e a vitorianos e vila-condenses serem incluídos no escalão principal. Na Liga de Honra, e para manter os 16 clubes, determinar-se-ia a permanência de Sp. Covilhã e Moreirense, cabendo depois à FPF dar os acertos que fossem necessários na II Divisão. Olhando aos desenvolvimentos de todo este imbróglio, importa sobretudo que haja uma decisão célere, justa, eficaz, exemplar e prestigiante das instituições desportivas. A perspectiva do MEGAFONE é polémica, pode ser rebatida, mas já sabem que não somos de ficar pelas meias-tintas. Abra-se o debate, até porque se trata de um processo que terá sempre recurso para o Conselho de Justiça da FPF. Entretanto, esta posta ficará em manchete deste projecto o tempo que for necessário para que tenha impacto notório.

Sem comentários: