quinta-feira, maio 18, 2006

Selecção do dia: Angola

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingAngola
Grupo D: México, Irão e Portugal

O troféu para a selecção mais inesperada a chegar à Alemanha está atribuído. Os Palancas Negras foram uma surpresa para o mundo desportivo, mas não para os seus adeptos. Efectuaram um apuramento sofrido e penoso para o Mundial, deixando para trás uma das mais fortes selecções africanas, a Nigéria de Jay Jay Okocha.

O Prof. Gonçalves, seleccionador da equipa Angolana, teve o mérito de colocar um conjunto de “artistas da bola”, a jogar como um conjunto de jogadores profissionais de futebol. Apesar de na essência, o perfume do futebol africano estar presente, o seu jogo aparenta ser um pouco mais pragmático e objectivo.

Composta por jogadores que na sua maioria actuam ou já actuaram no futebol português, esta selecção tem como principal qualidade o querer e a vontade de vencer, não estando presa a quaisquer restrições técnico-tácticas. Porém, o facto de se encontrarem na maior montra do futebol mundial, teme-se que os excessos de individualismo e a falta de experiência prejudiquem o conjunto africano.

As figuras principais desta selecção são os jogadores mais tecnicistas da frente de ataque Akwá e Mantorras, apoiados pelo “varre lixo” António Mendonça. Para além dos jogadores referidos foram ainda fundamentais no apuramento os jogadores Figueiredo e Zé Kalanga.

Inseridos num grupo de dificuldade média, têm como fortes opositores a nossa selecção e o México. Seria uma surpresa passarem a fase de grupos, até porque é a primeira vez que participam nesta competição. Talvez o “angolano” Pedro Emanuel dê a experiência e a solidez defensiva que Angola precisa para ambicionar algo mais que não o último lugar do grupo C.

Dados
Selecção: Angola
Fundação: 1979
Títulos mundiais: 0
Equipamento: Camisola vermelha com uma risca amarela e uma preta horizontais e calções pretos
Seleccionador: Luís Oliveira Gonçalves
Figura dos mundiais: -
Estrela: Akwá

Sem comentários: