terça-feira, maio 30, 2006

Selecção do Dia: Austrália

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingAustrália
Grupo F: Brasil, Croácia e Japão

Com um apuramento sempre facilitado, jogando contra selecções como Oman, Ilhas Fiji, Nova Zelândia, … o país dos cangurus tem que disputar por norma um play-off com uma selecção de outro continente. Este ano a fava calhou ao Uruguai. Após dois jogos em que cada uma das formações ganhou por 1-0 nas suas respectivas casas, foi nos penalties que a Austrália carimbou o passaporte para a Alemanha.

Depois de ter ganho o campeonato holandês com o Feyenord, Guus Hiddink ainda tem tempo para dar uma perninha como seleccionador australiano. É um homem bastante multifacetado, que pode surpreender mais uma vez o mundo do futebol.

Os «Socceroos» jogam por norma num 3*3*3*1 que se pode transformar num 5*4*1. Cerca de 80% dos seus jogadores actuam no futebol inglês (Premiership ou Division One).
Na defesa pontifica o experiente jogador do Cristal Palace – Tony Popovic, ladeado dos rapidíssimos Lazaridis (Birmingham) e Lucas Neill (Blackburn).
No sector imediatamente a seguir o incansável Vice Grella é a voz de comando de toda a equipa. Brett Emerton e Jason Culina fazem os corredores, a velocidade é a arma principal destes dois jogadores. O papel de n.º 10 cabe por norma a Tim Cahill, com uma técnica impressionante o jogador do Everton consegue colocar a bola onde quer. A organização da frente de ataque é resumida da seguinte forma: Mark Viduka como ponta-de-lança, Harry Kewell na direita e John Aloisi na esquerda.

Apesar desta selecção apresentar bastantes nomes conhecidos do futebol inglês e europeu, tem no seu treinador a maior esperança de fazer um campeonato razoável. Dificilmente conseguiram chegar longe na competição, pois a falta de experiência em fases finais aliada ao facto de os apuramentos serem de certa maneira facilitados, não lhe auguramos um futuro risonho.

Inseridos no Grupo F, com Brasil à cabeça, Croácia e Japão, parece ser uma missão impossível, aquela que se avizinha.

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting

Dados
Selecção: Austrália
Fundação: 1963
Títulos mundiais: -
Equipamento: Camisola amarela e calções verdes
Seleccionador: Guus Hiddink
Figura dos mundiais: Mark Viduka
Estrela: Mark Viduka / Harry Kewell

Sem comentários: