sexta-feira, maio 26, 2006

Selecção do Dia: Equador

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingEquador
Grupo A: Alemanha, Polónia e Costa Rica

Parece que temos que nos acostumar à presença do Equador nos campeonatos do mundo de futebol. Após a sua primeira participação numa fase final da competição rainha, onde deixou uma imagem pálida do seu jogo, os equatorianos querem agora mostrar ao mundo a razão pela qual conseguiram este segundo apuramento consecutivo.

O mister Luís Suarez (colombiano), adaptou esta selecção à sua maneira de pensar e executar o futebol, conferindo-lhes uma atitude atacante e um bom sentido posicional dentro do rectângulo de jogo. O ataque é seguramente a melhor arma desta equipa.

O perfume desta formação assenta num 4*4*2, bem definido e bastante ofensivo. A sua cultura táctica foi significativamente alterada nestes últimos dois anos. A seguir ao Brasil e Argentina, são seguramente a selecção sul-americana mais europeia em termos tácticos.

Na defesa pontifica jogo após jogo, o seguríssimo Hurtado e o esforçado Espinoza. Estes dois centrais têm que percorrer bastantes quilómetros durante os 90 minutos, pois as constantes subidas dos laterais, especialmente do rapidíssimo Ambrossi, acarreta trabalhos a dobrar. O meio campo é composto por dois veteranos: Ayovi e Tenório. O craque com um futuro assegurado no velho continente é seguramente o jovem Luís Valência (Posição: Ala/Extremo-Direito). É um jogador tecnicista, joga bem com os dois pés e não tem medo do um-para-um (parte muitas vezes para cima do adversário). Na frente de ataque está o nosso conhecido Ivan Kaviedes, com uma ténue passagem pelo FC Porto e Augustin Delgado que ainda é o melhor jogador deste país.

A principal dificuldade destes jogadores é manter o ritmo de jogo ao longo de toda a partida, mas atendendo ao facto de o grupo A ser o mais fácil de toda a competição (Alemanha, Polónia e Costa Rica), certamente terá uma palavra a dizer.


Dados
Selecção: Equador
Fundação: 1925
Títulos mundiais: -
Equipamento: Camisola amarela e calções azuis
Seleccionador: Luís Suarez
Figura dos mundiais: Augustin Delgado
Estrela: Augustin Delgado

Sem comentários: