quarta-feira, maio 17, 2006

Selecção do dia: Itália

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingItália
Grupo E: Gana, USA e Républica Checa

A selecção italiana, com três títulos mundiais conquistados e 16 presenças nas fases finais do campeonato do mundo, surge como uma das principais candidatas a conquistar o Mundial de 2006 a realizar na Alemanha, apesar da sua actual posição no ranking FIFA (12ª classificada).

A “Squadra Azurra” é orientada por um dos técnicos mais consagrados do mundo - Marcello Lippi. Foi na Juventus que o treinador Lippi, garantiu um currículo impressionante, levando a “vechia signora” a um número impressionante de títulos nacionais e internacionais.

Com uma defesa de betão e um sacrifício táctico/defensivo que chega a ser irritante para os adversários, onde pontificam os veteranos Fábio Canavaro e Alessandro Nesta, apoiados por um meio campo de força e classe onde Genaro Gattuso, Andrea Pirlo e De Rossi têm uma palavra a dizer, a Itália joga sempre em função do adversário que enfrenta, normalmente à espera do erro. No entanto é na sua frente de ataque que actuam os nomes mais sonantes desta selecção, com um número considerável de opções desde os “velhinhos” Totti (em dúvida após grave lesão), Del Piero, Inzaghi e Vieri até aos mais emergentes Luca Toni e Gilardino.

Inserida num grupo, com dificuldade de nível médio, a Itália vai ter na República Checa o adversário mais perigoso. Os Estados Unidos e o Gana serão os outsiders que tentarão a surpresa.

Dados
Selecção: Itália
Fundação: 1898
Títulos mundiais: 3
Equipamento: Camisola azul e calções brancos
Seleccionador: Marcello Lippi
Figura dos mundiais: Paolo Rossi e Dino Zoff
Estrela: Francesco Totti

Sem comentários: