quarta-feira, maio 24, 2006

Selecção do Dia: Japão

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingJapão
Grupo F: Brasil, Croácia e Austrália

O futebol asiático, tem um potencial técnico e “comercial” enorme. Actualmente os seus jogadores actuam nas principais ligas europeias, e têm uma liga interna bastante profissionalizada o que confere aos Japoneses uma experiência adquirida bastante elevada. Exponenciando estes factores, onde quer que vá, esta selecção arrasta multidões (adeptos, jornalistas,…).

Após a sua participação no mundial de 2002, onde era anfitrião em conjunto com a Coreia do Sul, que deixou uma boa imagem, o Japão renovou-se à imagem do seu novo e carismático líder: Zico.

Jogando essencialmente num 5*4*1 (laterais bastante ofensivos) ou num 3*5*2, os asiáticos espelham cada vez mais, um futebol sul-americano influenciados pelo seu treinador e pelos colegas (Brasileiros) da J-League. Longe vão os tempos em que víamos onze jogadores de metro e meio em correrias loucas. Actualmente com uma defesa bastante possante onde impera Miyamoto, apoiado por dois irrequietos e sempre atentos Tanaka e Nakazawa, é no seu meio-campo e no seu ataque que brilham as estrelas mais cintilantes desta formação. O número 10 Nakata ex-Parma, agora a actuar nas terras de Sua Majestade, é o expoente máximo desta selecção. Brilham ainda no meio campo Shinji Ono (Feyenord) e Nakamura (Celtic), conferindo rapidez na transição defesa ataque. No vértice mais ofensivo jogam quase sempre com apenas um ponta-de-lança (Inagisawa).
A característica principal destes jogadores é a sua impressionante capacidade aeróbia, conseguem facilmente chegar ao minuto 70/80 de um jogo no mesmo ritmo com que o começaram, o que dificulta muito aquelas selecções que são compostas por homens que têm entre 40 a 60 jogos nas pernas durante a época, nas respectivas ligas.

O Grupo F é constituído pelo todo-poderoso Brasil, pela Croácia e Austrália. Resta aos asiáticos a luta pelo segundo lugar pois dificilmente conseguirão destronar os penta-campeões.

Dados
Selecção: Japão
Fundação: 1921
Títulos mundiais: 0
Equipamento: Camisola azul e calções brancos
Seleccionador: Zico
Figura dos mundiais: Hidetoshi Nakata
Estrela: Hidetoshi Nakata e Shinji Ono

Sem comentários: