quinta-feira, maio 11, 2006

É tempo de união

Artigo da autoria de Miguel Restelo

O Clube de Futebol “Os Belenenses” vive actualmente um período conturbado da sua grandiosa história. A descida de Divisão causou em todos os que sentem o Belenenses uma enorme amálgama de sensações: tristeza, desespero, revolta, impotência e todo um misto de outros sentimentos que são impossíveis de exprimir através de palavras e que cada um sentiu à sua maneira.

Passados já alguns dias do tenebroso acontecimento, e decerto como muitos, ainda tenho dificuldade em dormir, em comer e ainda ocasionalmente, sem aviso, me saltam as lágrimas dos olhos. Estamos já em Maio mas nos meus olhos muitas vezes ainda é Abril, mês das águas mil. As minhas insónias dão-me bastante tempo para pensar e analisar a minha prestação enquanto adepto do Belenenses.

Assim sendo, rapidamente concluí que a minha prestação como adepto deixou muito a desejar, isto é, não sou sócio do Belenenses, nunca votei, nunca fui a uma Assembleia-geral e não compareci nos jogos tantas vezes como deveria. No fundo, existem duas palavras para me definir enquanto adepto: absentista e laxista.

Absentistas e laxistas são também as duas palavras que melhor definem a generalidade da massa adepta do Belenenses.
A prova disso é o facto de as bancadas do belo Estádio do Restelo estarem sempre vazias, as Eleições e as Assembleias-gerais serem sempre pouco concorridas face ao número de indivíduos filiados no nosso Clube.

Apesar de me considerar um belenenses acérrimo a verdade é que sou um belenenses mudo, não sou sócio, não tenho voto na matéria, não tenho intervenção directa nos destinos do Belenenses, a minha opinião é um zero inconsequente, e por isso não tenho moral para julgar nem criticar ninguém.

Posto isto, é minha intenção tornar-me numa voz activa, num membro interventivo nas decisões que dizem respeito ao nosso Clube. Resolvi que vou voltar a fazer-me sócio, irei mais aos jogos, irei votar, irei às Assembleias-gerais, não vou mais permitir que sejam os outros a decidir por mim, vou ser um verdadeiro belenenses.

Estima-se que existam cerca de duzentos mil adeptos do Belenenses espalhados por todo o mundo. Pois bem, sei que não sou exemplo para ninguém, mas lanço aqui um desafio a todos os belenenses:

Os sócios ausentes que voltem a estar presentes, os adeptos não-sócios que se façam sócios, assistam mais aos jogos, apoiem mais a equipa, vão votar, vão às Assembleias-gerais, sejam adeptos campeões.

É tempo de todos os belenenses se unirem, todos juntos seremos mais fortes!
O Belenenses é um clube de primeira com adeptos de primeira!
O caminho a seguir é de sentido obrigatório: para cima!

Quanto tempo mais vão permitir que sejam os outros a decidir?

Viva o Belenenses, vivam os belenenses!

Sem comentários: