terça-feira, junho 06, 2006

Deus os ouça

Blog
Blog
Icon da autoria de Skyter


A Bola
Blog

Razão ao Belenenses Gil despromovido

A Comissão Disciplinar da Liga ontem reunida resolveu dar razão ao Belenenses no polémico caso Mateus, o que significa a manutenção do clube do Restelo na Liga e a despromoção do Gil Vicente à Liga de Honra.
Apesar do clima de confidencialidade que ainda envolve o processo, na medida em que só hoje as partes envolvidas irão ser notificadas, a ABOLA conseguiu apurar que aquele órgão jurisdicional deliberou responsabilizar o Gil Vicente por violação do artigo 63.º do Regulamento Disciplinar da Liga, o qual determina que quem recorrer aos tribunais comuns sem autorização da Liga de Clubes e da Federação Portuguesa de Futebol será punido com «pena de baixa de divisão». Os pormenores da votação são obviamente desconhecidos, mas sabe-se que dos quatro elementos que compõem a Comissão Disciplinar, um deles, Domingos Lopes, advogado de profissão, declarou impedimento e não esteve presente por ser familiar de um dirigente do clube de Barcelos. Esta medida, recorde-se, só não assume carácter definitivo na medida em que é passível de recurso para o Conselho de Justiça da FPF. O caso Mateus, conforme ficou conhecida a polémica transferência do jogador do Lixa para o Gil Vicente, tornado público em primeira mão nas páginas de A BOLA, adquiriu forma em consequência do recurso do Gil Vicente aos tribunais comuns para tentar fazer vingar uma posição que lhe fora recusada em face da legislação desportiva. A primeira acção interposta no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga não teve efeitos, dado o juiz ter considerado que se tratava de uma questão eminentemente desportiva. Não satisfeito, no entanto, o Gil Vicente recorreu ao Tribunal do Porto que lhe deu razão e que depois, em face da exposição da FPF, considerou sem efeito a sua primeira decisão. Entretanto, Mateus fora autorizado a alinhar em quatro jogos. A questão principal, porém, não se prende com a legalidade ou não da utilização do jogador mas sim com o comportamento assumido pelo clube de Barcelos que violou um princípio considerado intocável pela FIFA, ao ponto de ter sido ela própria a questionar a FPF sobre os contornos deste processo, cujo primeiro passo para despromover o Gil Vicente foi dado pela Comissão Disciplinar da Liga.

O Jogo
Comissão Disciplinar da Liga votou descida do Gil Vicente
Sentença "repesca" Belenenses para a SuperLiga mas é ainda passível de recurso para o Conselho de Justiça

A Comissão Disciplinar da Liga, reunida ontem, decidiu o processo disciplinar aberto ao Gil Vicente, na sequência da participação apresentada pelo Belenenses, sentenciando, segundo O JOGO apurou, que o clube de Barcelos violou o artigo 63.º do Regulamento Disciplinar na tentativa de inscrição do seu jogador Mateus, ou seja, recorreu a tribunais comuns sem autorização da Liga ou da Federação Portuguesa de Futebol, infracção punida com a descida de divisão.

A decisão, na qual o relator do processo, o juiz Pedro Mourão, terá votado vencido (a Comissão Disciplinar da Liga é composta por quatro elementos), ainda será passível de recurso, pelo que o Gil Vicente deverá agora avançar para o Conselho de Justiça, antes de aceitar a despromoção à Liga de Honra.

O Belenenses, que apresentou uma participação a 9 de Maio, com fundamentos totalmente diferentes de queixas anteriores de Setúbal e Académica - o processo que esta última gerou ainda está por decidir, mas baseia-se em irregularidades na inscrição de Mateus, por o angolano ter um contrato como amador -, será o grande beneficiado caso se venha a confirmar a descida dos gilistas. Tendo terminado a Liga na 15.ª posição, os "azuis" serão, nesse caso, repescados.

À hora do fecho desta edição, quer Gil Vicente quer Belenenses ainda não tinham sido notificados da decisão da Comissão Disciplinar da Liga de clubes, razão de sobra para que os dois emblemas ainda não se tenham pronunciado.

Antena 1
A Antena 1 anunciou no noticiário das 04:00 que a Liga já se sabe que a Liga vai deliberar pela descida do Gil Vicente.

A confirmar...

Sem comentários: