quarta-feira, junho 14, 2006

Selecção do Dia: Arábia Saudita

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingArábia Saudita
Grupo H: Espanha, Ucrânia e Tunísia

Estamos perante uma das selecções mais fraquinhas de sempre, nas fases finais de mundiais. Em virtude do seu grupo de apuramento a Arábia Saudita, costuma integrar o lote de 32 selecções mas sempre com pouco sucesso.

Na fase de apuramento tiveram bons resultados, mas apenas defrontaram o adversário de peso (Coreia do Sul). Conquistaram o primeiro lugar do grupo, mas estão sempre confinados a jogar com selecções como Uzbequistão e Kuwait.

O Brasileiro Paquetá tem uma missão quase impossível. Já não lhe pedimos que passe a fase de grupos, mas que pelo menos pontue em qualquer dos três jogos que tem pela frente. Como técnico provou o sabor da vitória no Flamengo (seu clube de sempre) na década de 90, foram seguramente os tempos mais dourados do clube. Passou ainda pelas camadas de formação da selecção brasileira, onde também obteve resultados e títulos.

Com uma selecção com poucos recursos, o 4*2*3*1 é a táctica mais usual dos sauditas. Sempre com uma linha defensiva bastante bem definida, dois trincos mais um médio criativo e dois “vagabundos” nas alas com bastantes preocupações defensivas. A tarefa do ponta-de-lança, por vezes é bastante ingrata.

Na baliza actua o Al Deayea, jogador de enormes recursos, pois com as fífias da defesa não pode facilitar. Na próxima época vai ser treinado pelo nosso conhecido e grande mestre da arte da preparação técnico-táctica – José Peseiro.

Os outros dois jogadores mais conhecidos deste país são os avançados – Al Kahtani e Al Jaber. Têm uma diferença de 10 anos de idade, mas complementam-se bastante bem. São peças fundamentais, numa selecção bastante fraca.

Um ponto forte desta selecção é o facto de a maioria dos seus jogadores representarem dois clubes sauditas – Al Ittihad e o Al Hilal, o que poderá dar um certo nível de intrusamento, nesta fase em que a maioria das selecções não o tem.

Sem argumentos, penso que o último lugar do grupo H, é o que está destinado à Arábia Saudita. A Espanha e a Ucrânia são seguramente os candidatos mais fortes para a passagem aos oitavos.

Dados:
Selecção: Arábia Saudita
Fundação: 1959
Títulos mundiais: -
Equipamento: Camisola branca e calções brancos
Seleccionador: Paquetá
Figura dos mundiais: Al Jaber
Estrela: Al Kahtani

Sem comentários: