sexta-feira, junho 02, 2006

Selecção do dia: Estados Unidos

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingEstados Unidos
Grupo E: Itália, R. Checa e Gana

Até há bem pouco tempo diríamos que os americanos não percebiam nada de «soccer», pois estavam mais habituados ao basebol, futebol americano, basquetebol e hóquei no gelo! Após o Mundial de 1994, organizado pelos próprios, novos horizontes se abriram. A criação de uma liga profissional de futebol e a criação de verdadeiras condições para a sua selecção nacional, trouxeram amargos de boca a muitas nações (lembram-se do Mundial de 2002???).

O historial do seleccionador Bruce Arena, pouco nos diz! Mas ao contrário do que possamos pensar a sua experiência é enorme. Aplica os métodos de treino e psico-clínicos das modalidades desportivas acima referidas. Estas metodologias são inovadoras, e metodicamente aplicadas (não é por acaso que o mister José Mourinho as aplica).

O guarda-redes é Tim Howard outrora titular do Man. Utd., mas presentemente, apenas na sua selecção. A falta de rotina deste jogador pode ser um aspecto menos positivo. O quarteto defensivo é composto por “europeus”. A centrais temos, Lewis (Leeds) e Onyewu (Standard de Liége), o primeiro é um veterano, o segundo é um jovem de 24 anos bastante aguerrido e que sobe bem nos pontapés de canto. O lateral mais credenciado é o rapidíssimo Bocanegra, que joga actualmente no Fulham, na direita joga Hejduk.
O meio campo é composto por 3 jogadores. À esquerda temos O´Brien de 29 anos, franzino e baixinho mas bastante “certinho”, na esquerda Brian McBridge já com 34 anos mas com uma estrutura óssea bastante poderosa. A estrela da companhia é Cláudio Reyna, filho de um argentino e uma portuguesa, é a referência desta equipa e por ele passa todo o jogo dos americanos. De tal modo que já é o quarto mundial em que participa. As setas apontadas às balizas adversárias são Dempsey (NE Revolution), Donovan (ex-Arsenal) e Beasley (PSV). Um tridente fantástico com alguma experiência, mas bastante jovem (nenhum dos avançados tem mais de 24 anos).

O grupo E está recheado de equipas poderosas fisicamente. Qual deles o mais forte? Itália ou R. Checa? E o Gana??? Esperamos grandes confrontos, definitivamente um quarteto a seguir.


Dados
Selecção: Estados Unidos da América
Fundação: 1913
Títulos mundiais: -
Equipamento: Camisola azul e calções vermelhos
Seleccionador: Bruce Arena
Figura dos mundiais: Cobi Jones / Erick Wynalda
Estrela: Cláudio Reyna

Sem comentários: