domingo, junho 11, 2006

Selecção do Dia: Irão

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingIrão
Grupo D: Portugal, México e Angola

Passaram ao lado das confusões políticas, programas nucleares e afins, classificando-se facilmente no seu grupo de apuramento, pois equipas como Laos, Qatar e Jordânia são demasiadamente fáceis para ser verdade. Com apenas 2 participações em fases finais do mundial, o Irão nunca conseguiu passar os grupos.

O seleccionador Branko Ivankovic, já conta no seu currículo com um terceiro lugar com a formação da Croácia no Mundial de França em 1998. No Irão conseguiu reconstruir um grupo forte, recrutando jogadores bastante mais novos. Normalmente deixa pouca liberdade criativa aos seus homens mas é muito forte tacticamente. Teve um início promissor com os iranianos alcançando o primeiro lugar nos Jogos Asiáticos de 2002.

Com uma escola futebolística nada famosa, os iranianos, curiosamente, conseguiram adaptar-se facilmente ao 4*3*1*2 imposto por Ivankovic. A linha defensiva é composta por 4 desconhecidos – Nosrati, Reazei, Golohammadi e Kabei. Todos eles jogam no campeonato interno do seu país pelo que é praticamente impossível saber a valia de cada um deles. Apenas sabemos que são aguerridos e que sofrem poucos golos, mas contra selecções como México e Portugal, não terão a vida tão facilitada como em jogos anteriores.

Na esquerda do meio campo joga o corpulento Zandi, actual jogador do Kaiserslautem. Não tem muitos recursos técnicos mas é muito forte fisicamente. Na direita o super herói Mahdavikia (Hamburgo), ele que marcou o célebre golo em 1998 contra os EUA, vencendo na altura por 2-1 os americanos. No centro temos Nekouman, mais defensivo que os seus colegas das alas, tem pouca liberdade e é uma peça chave para esta equipa. O número 10 deste conjunto é Karimi, o Maradona do Irão. Tem dois pés fantásticos, é um virtuoso e por ele passa todo o jogo do seu país. No seu actual clube (B. Munique) vai ter um papel mais importante, pois é o substituto natural de Ballack que se transferiu para o Chelsea.

A frente de ataque é composta por uma dupla de bastante veterana, mas de grande nível. Ali Daei com 37 anos é o recordista mundial de todos os tempos, de golos marcados por um país (109 golos em 145 int.), fantástico! Ao seu lado tem Vahid Hashemian, com uma média de 1 golo por cada dois jogos.

No grupo D os Ayattolahs, não serão pêra doce para os seus adversários, Portugal e México terão as dificuldades normais com uma equipa que é bastante alta e tem um jogo aéreo muito bom.

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting

Dados:
Selecção: Irão
Fundação: 1920
Títulos mundiais: 0
Equipamento: Camisola branca e calções brancos
Seleccionador: Branko Ivankovic
Figura dos mundiais: Ali Daei
Estrela: Ali Daei / Ali Karimi

Sem comentários: