quinta-feira, junho 08, 2006

Selecção do Dia: Suécia

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingSuécia

Grupo B: Paraguai, Inglaterra e Trinidad & Tobago
Uma atípica equipa nórdica é a selecção da Suécia. Com bastantes jogadores com uma técnica evoluída, os suecos vão ser seguramente uma agradável surpresa nesta fase final a realizar na Alemanha. No seu grupo de apuramento conquistaram o segundo lugar em igualdade pontual com a Croácia.

O seu treinador é o desconhecido Lars Lagerback, um homem bastante estudioso, com carácter e que tenta impor as suas ideias/tácticas diferentes das que os nórdicos estão habituados. Aproveitando a categoria de meia dúzia de jogadores Lagerback conseguiu impor o respeito das mais categorizadas selecções do mundo.

Este conjunto apresenta um 4*4*2 a defender desdobrável num 4*2*4 a atacar. A comandar a defesa temos os veteranos Teddy Lucic e Olof Melberg, já representaram variadíssimos clubes europeus. Actualmente actuam no Hacken e Aston Villa, respectivamente. As suas experiências vão seguramente ajudar os seus colegas (laterais) – Edman e Ostlund, bem menos rodados. Do meio campo para a frente uma verdadeira constelação de estrelas. No centro do terreno actua o incansável Karllstrom, médio do Rennes bastante pretendido por variadíssimos clubes europeus. Ao seu lado o veloz Svensson, apesar dos seus trinta anos continua a ser um jogador de equipa, não costuma brilhar pois dá sempre essa oportunidade aos colegas. Se na extrema direita se apresenta o menos conhecido Linderoth (por vezes inconsequente), no lado oposto o consagrado Ljumberg, parece um verdadeiro relógio suíço está sempre em jogo, dinamiza o ataque e aparece sempre onde menos se espera. A frente de ataque é composta por duas máquinas goleadoras – Larsson e Ibrahimovic. Um joga no Barcelona outro na Juventus, um é veterano, outro é uma das maiores esperanças munidiais. Fazem uma das duplas mais terríveis, que vão actuar na Alemanha. Tenham medo, muito medo!!!

No grupo B, penso que vão fazer um bom trabalho. Têm na Inglaterra o seu maior adversário, mas o Paraguai também não lhes vai facilitar a vida.

Não nos podemos esquecer que esta selecção já conta com 11 participações em fases finais, e já foi 2 vezes vice campeão mundial, em 1958 e 1978.

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting

Dados:
Selecção: Suécia
Fundação: 1904
Títulos mundiais: -
Equipamento: Camisola amarela e calções azuis
Seleccionador: Lars Lagerback
Figura dos mundiais: Thomas Ravelli
Estrela: Ibrahimovic / Larsson /Ljumberg

Sem comentários: