quarta-feira, junho 07, 2006

Selecção do Dia: Ucrânia

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingUcrânia
Grupo H: Espanha, Tunísia e Arábia Saudita

Frios e letais! Após o desmembramento da ex-URSS em 1991, foram precisos 15 anos para este país participar numa fase final de um campeonato do mundo. Curiosamente, na fase de apuramento onde apanhou pela frente a campeã europeia Grécia (malditos sejam), Dinamarca e Turquia. Os ucranianos fizeram história e foram os primeiros a classificarem-se para a competição a realizar na Alemanha.

Após os sucessivos desaires deste país a nível futebolístico, Oleg Blokhin substituiu o azarado Leonid Buryak. Como jogador foi fantástico, os seus golos catapultaram a formação do Dínamo de Kiev nos anos 70 e 80.

Esta equipa é especialista em contra-ataque, apresentando-se essencialmente com uma táctica de 5*3*2 a defender, e 3*1*4*2 a atacar, com os laterais bastante subidos e os homens do meio campo próximos dos pontas-de-lança, com trocas de bola rápidas. A “muralha” defensiva é comandada por uma das maiores esperanças europeias do momento – Rusol. É um poço de força e com uma colocação dentro de campo fora do comum. A restante linha defensiva é formada por Vashchuk, Chigrynskiy e Nesmachniy. No meio campo pontifica o veterano Rebrov (fez uma dupla terrível nos finais dos anos 90 com Shevchenko no Dínamo de Kiev) e Gusev. Na frente de ataque aparece facilmente Vorobei pela esquerda e Voronyn como segundo ponta-de-lança a apoiar o homem do momento, um dos maiores avançados do mundo – Andriy Shevchenko. Uma verdadeira máquina de facturar golos, rapidíssimo e sempre muito bem posicionado. Protagonizou a transferência mais cara do defeso (MilanàChelsea por 50M/Euros).

No grupo H têm bastantes hipóteses de fazer uma boa figura, visto que o único adversário que estará à sua altura será a Espanha. A Tunísia também é uma boa selecção africana mas nos grandes eventos (Mundiais) facilita sempre. Temo o pior para a Arábia Saudita.

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting

Dados:
Selecção: Ucrânia
Fundação: 19
Títulos mundiais: 0
Equipamento: Camisola amarela e calções amarelas
Seleccionador: Oleg Blokhin
Figura dos mundiais: -
Estrela: Andriy Shevchenko

Sem comentários: