sábado, julho 22, 2006

Caso "Mateus"- Entrevista a Adriano Afonso

Blog

Entrevista com o Juíz Adriano Afonso, publicada no Diário de Notícias:

O complexo processo Mateus, no qual o Belenenses reclama pela indevida utilização do jogador angolano por parte do Gil Vicente, está a quebrar a Comissão Disciplinar (CD) da Liga, que anteontem ficou sem presidente. Gomes da Silva renunciou tanto ao cargo de líder como de membro da CD, invocando o próprio mau funcionamento do órgão - " com membros demissionários", "sem quórum e pouco actuante". Cabe agora a Adriano Afonso não deixar cair de vez a Comissão.

A renúncia ao cargo do presidente da Comissão Disciplinar da Liga surpreendeu-o?
Completamente. Nada me fazia supor que ele fosse renunciar ao cargo numa altura destas. Tinha-o - bem, e ainda tenho - como um homem digno e sério que se interessava pela instituição [Liga] e olhava pelos interesses do futebol, por isso mesmo é que a decisão que tomou me deixou totalmente surpreendido.

Contava com Gomes da Silva para resolver o 'caso Mateus'?
Ele sempre manifestou essa disponibilidade. Aliás, sempre achei que nas reuniões para analisar este complicado processo pudessem faltar os vogais mas nunca Gomes da Silva.

Que interpretação faz desta decisão?
Significa que as pessoas não querem resolver os problemas. Estão a 'abandalhar' o futebol português.

O órgão ficou sem quórum? Vai nomear alguém para presidente ou espera pelas eleições na Liga?
Vou fazer tudo para que esta Comissão Disciplinar se mantenha, de forma a assumir as suas responsabilidades e uma delas é resolver o processo Mateus. Segundo dizem os estatutos vou ter que nomear um presidente dentro dos elementos que compõem a Comissão, será encontrado pela ordem de precedência na lista. Posso também designar um jurista de fora para vogal, com três elementos a CD terá quorum. Vou ser rápido nas nomeações. No que depender de mim, este assunto não transitará para a nova direcção da Liga.

Que tem de tão especial o 'caso Mateus' que já provocou a renúncia do presidente do órgão e a demissão, não aceite por si, de dois vogais?
Por muito que tente não consigo perceber por que razão esse assunto se transformou num caso, assim como não entendo porque existe tanta falta de coragem e firmeza para se tomar uma decisão e aplicá-la. Veja-se o que se passou em Itália - aí sim era uma situação bem complicada, que envolvia muitos interesses, de ordem desportiva, financeira e política, e houve determinação.

Condena o comportamento que a Comissão Disciplinar tem tido no processo?
Não condeno ninguém. Antes de mais, se há alguém responsável é o presidente do Gil Vicente quando recorreu aos tribunais comuns por causa de um assunto desportivo. Sempre pensei que isto fosse fácil de resolver, era uma questão de aplicar com firmeza as sanções correspondentes à infracção.

Está a querer dizer que, na sua opinião, o Gil Vicente deveria descer de divisão e tudo ficaria resolvido?
Não disse isso, tanto mais que estou totalmente cego neste processo. Considero apenas que se houver infracção dos regulamentos deve-se aplicar sem receios nem cambalhotas a respectiva sanção. Se for a descida do Gil Vicente então que desça e acabe-se de vez com esta confusão.

E se o Gil descer é o Belenenses que sobe?
Não faço ideia. Aliás, estou mesmo a prever que isso será outro problema. Porquê o Belenenses? Por que não o Leixões, que foi o terceiro melhor classificado da Honra? Não sei...

Se for convidado irá aceitar integrar uma lista para as eleições da Liga?Não. Para mim já chega. Estou desejoso que termine o mandato porque se tem passado ultimamente não se coaduna com a minha forma de ser e agir. Gosto de transparência e não é isso que tenho visto.

Sem comentários: