sexta-feira, julho 14, 2006

Pelé no Southampton?

L.Rodrigues

É hoje noticiado pela imprensa desportiva que o Southampton contratou o nosso defesa Pelé por 1,3 milhões de euros. Se assim for, em período de mercado absolutamente deprimido, conseguimos uma óptima venda, de um bom jogador já perto dos 30 anos.

Surreal mesmo, seria vender o Pelé por 1,3 milhões de euros e não conseguir propostas sequer de 1 milhão de euros por Meyong, internacional Camaronês, 25 anos e melhor marcador do campeonato. Daí cada vez mais ter a certeza que o empresário do Meyong é muito, mas mesmo muito, fraquinho. Isto mesmo dando o desconto do Southampton estar cheio de dinheiro como resultado da venda, em Janeiro, por uns milhões de contos, de Theo Wallcot ao Arsenal.

Pelé jogou 3 temporadas no Restelo, proveniente do Farense. No primeiro ano jogou no meio-campo defensivo, com bons resultados (fortíssimo no jogo aéreo e a varrer pelo chão), tendo despertado bastante cobiça no mercado inglês. No ano seguinte, jogou no centro da defesa e manteve excelente nível exibicional, em especial com a entrada de Wilson para o 11 a meio da temporada. Esta época, a mais fraca em termos individuais desde que está no Restelo, ficou marcada por algumas falhas a nível individual e várias em responsabilidade a dividir com o colega Rolando.

Pelé tem tudo para ser um central de topo, faltando-lhe só uma característica que não se aprende: capacidade de liderança e de tomar decisões. Daí o seu melhor período ter sido com Wilson ao lado.

Vou sentir saudades de o ver chutar uma bola para a bancada (a chamada Lei de Baresi: não sabe, não inventa!) e ouvir o estádio chateado por ele ter chutado para fora. Esperemos desencantar um defesa de igual nível. Eu cá, se ficar, até apostava numa dupla Rolando e Faísca, porque Faísca está bem é no meio e parece-me ter condições para mandar numa defesa.

Sem comentários: