segunda-feira, agosto 14, 2006

Reestruturação adiada?

L.Vieira

Foi hoje publicado n'A Bola que a saida do futuro Director-Geral da SAD - Luis Baptista - do Belenenses se deve e passo a citar a "focos de resistência às mudanças defendidas por LB: antigos presidentes e actuais directores."

Segundo o jornal, Luis Baptista tinha ideias muito próprias no que diz respeito à redefinição das funções de alguns elementos na sociedade. Falava-se até em blindar o departamento de futebol. Bem, estando o futebol na SAD, pensava eu que já estaria de certa forma blindado do resto do clube, mas pelos vistos não.

Mas vamos por partes. O problema do Belenenses está há muito identificado: a falta de profissionalização! O clube movimenta mais de 10 milhões de euros por ano e é gerido por amadores. Por muito bons que estes "amadores" sejam não conseguem obter a eficácia de um profissional.

Estou absolutamente convencido que uma estrutura profissional conseguia duas coisas fundamentais: a diminuição dos custos e o aumento das receitas! Eu não conheço como funciona o clube em concreto mas se alguns dos rumores que ás vezes se ouvem no Restelo correspondem à verdade, dá para desconfiar... Passo a explicar com dois exemplos: a criação de um departamento comercial e de compras consegue contratar melhores serviços com a elaboração sistemática de consultas ao mercado em vez de se contratar ao amigo do amigo e também permite a obtenção de mais receitas/patrocinios para determinados eventos em vez de serem os seccionistas a tentarem obter essas receitas. E porquê? Porque estas tarefas consomem muito tempo, pois é necessário criar uma carteira de contactos, que os "amadores" não dispõem. Eles têm que se preocupar em primeiro lugar com as suas próprias vidas, como é obvio.

Sendo o futebol a principal modalidade do clube, e até estando até inserida numa sociedade anónima, eu penso que deve ser esta a prioridade da profissionalização. Se não for possivel aplicar já a todo o clube pelo menos que se comece pelo futebol.

O cargo de Director-Geral da SAD é um dos poucos - no clube inteiro - que é preenchido por um profissional e pelos vistos nem este conseguimos preencher. E se assim for estamos muito mal.

Eu conheço algumas (poucas) pessoas desta direcção, e considero alguns bons amigos, mas digo uma coisa: a primeira lista que nas futuras eleições apresente uma proposta
(a sério) para a profissionalização do clube pode contar com o meu voto.

Sem comentários: