terça-feira, setembro 26, 2006

BELENENSES XV (2) – Actualidade do Rugby Azul

R.Vasco

Numa parceria com o Blog do Belenenses, o Blog BELENENSES XV elaborará semanalmente um resumo das notícias por si publicadas, directamente relacionadas com a realidade do Rugby Azul. Desta forma, pretende-se divulgar a modalidade e motivar mais sócios do clube a acompanhar a intensa e bem sucedida actividade das várias equipas de formação e competição do clube.

Seis iniciados azuis em Paris

A ARS (Associação de Rugby do Sul) convocou seis jogadores do Belenenses para o Torneio das Capitais, que se realizará em Paris, no início de Outubro. A prova, que será disputada na variante de Rugby de Sete, permitirá aos jogadores lusos – incluindo os do Belenenses, naturalmente – tomar contacto com o Rugby profissional gaulês, já que está prevista a deslocação da equipa a Saint Denis (para assistir ao jogo do Top14 entre as equipas do Stade Français e do Olympique Biarritz) e posterior encontro com os jogadores da equipa parisiense.

Os jogadores azuis convocados foram: Vasco Poppe, Francisco Vieira de Almeida, Bartolomeu Cassiano, Francisco Batalha, José Branco e João Barreto.

A comandar a equipa lisboeta encontra-se o técnico azul Pedro Gonçalves, responsável pelos juvenis belenenses.

Recorde-se que o Belenenses é o actual Campeão Regional de Iniciados no circuito de Sevens, para além de ser o detentor do título nacional, após conquista do Torneio Inter-Regional.

Confusão na Taça de Portugal

A primeira fase da Taça de Portugal Senior – que seria, idealmente, disputada em quatro grupos constituídos pelas equipas do Top14 nacional (Divisão de Honra e 1ª divisão) – encontra-se desde já marcada pela desistência de cinco formações (todas da 1ª divisão, que é a 2ª em ordem de importância). Das cinco equipas desistentes, duas encontravam-se no grupo do Belenenses, que assim fica reduzido aos azuis e ao CDUL.

Ora, sendo o objectivo desa fase de grupos apurar duas equipas por «poll», a desistências das formações do Évora e da UTAD vem tornar desnecessária a realização dos jogos do Grupo B (uma vez que Belém e CDUL se encontram apurados automaticamente e sem disputar qualquer partida).

O jogo entre Belenenses e CDUL, marcado para sábado, acabou por ser adiado, por comum acordo entre os clubes, já que grande parte dos plantéis se encontram ai serviço das selecções nacionais senior e sub-20.

XV do Presidente ganha a Oxford

O chamado XV do Presidente (uma equipa seleccionada pela FPR para jogos particulares de preparação) recebeu e venceu em Massamá a formação inglesa de Oxford, por 19-17. O encontro, que valeu pela luta e sobretudo pelo resultado, foi disputado sob más condições atmosféricas, o que não permitiu à equipa lusa atacar com a qualidade que lhe é característica.


Representaram esta equipa nacional os seguintes jogadores do Belenenses: João Uva (capitão azul), Diogo Mateus, Manuel Mata Pereira, David Mateus, Cristian Spachuk e Sebastião Cunha.


Cinco juniores no Europeu de Sub-20

Serão cinco os jogadores da equipa junior do Belenenses que integrarão a equipa nacional de sub-20, a qual participará no Campeonato Europeu da categoria, a disputar na Polónia no final deste mês de Setembro.

Os jogadores azuis convocados foram: Salvador Cunha (2ªlinha/3ª linha), Duarte Bravo (3/4 centro), João Fezas Vital (2ª linha), Tiago Cabral (defesa) e Diogo Jorge (n.º8/flanqueador).

A equipa nacional será dirigida pelo ex «médio-formação» internacional azul, Pedro Netto, o qual se sagrou na época passada campeão europeu de Sevens, na qualidade de treinador.

Netto será igualmente treinador adjunto da equipa senior do Belenenses em 2006/2007, colaborando com o novo treinador principal, Francisco Borges. A dupla encontra-se ligada ao Rugby azul há mais de duas e três décadas, respectivamente.

Azuis na vanguarda do Rugby nacional

De acordo com o Relatório relativo ao Biénio 2004/2006 da ARS, o Belenenses foi o clube que mais contribuiu para o crescimento do Rugby nacional, tendo apresentado (de longe) o maior aumento em percentagem e número absoluto de atletas nas categorias inferiores a iniciados (inclusivé).

Mais sobre esta realidade nos seguintes artigos do Blog Belenenses XV:
- ARS - Análise do biénio 2004-2006
- ARS: notas e questões sobre o Relatório
- Dados Azuis

Iniciados, Juniores e Internacionais homenageados

Iniciados, Juniores e atletas internacionais foram distinguidos pela direcção do Belenenses no passado sábado, durante o intervalo do jogo de futebol entre a equipa do Restelo e a Naval 1º de Maio. A lista de atletas «galardoados» é extensa, pelo que se registam aqui apenas as categorias (Iniciados e Juvenis, campeões nacionais) e os nomes dos seniores internacionais:


- David Mateus (igualmente campeão europeu de Sevens)
- Diogo Mateus (igualmente campeão europeu de Sevens)
- João Mirra (igualmente campeão europeu de Sevens)
- Cristian Spachuk
- Manuel Mata Pereira
- João Uva (capitão do Belenenses e da selecção nacional)
- Juan Murre
- David Penalva
- João David
- Francisco Moreira
- Duarte Bravo
- Valter Jorge
- Pedro Silva
- Sebastião Cunha

Sem comentários: