quarta-feira, setembro 27, 2006

Escrever Direito:

Diogo M.

No site oficial do nosso clube aparece a seguinte curiosidade: “Sabia que… o Estádio do Restelo é hoje o único espaço privado a possuir uma pista sintética para atletismo?

Bom...ao deparar-me com tal circunstância, levantou-se em mim mesmo uma dúvida: será isso bom? Será mau? Indiferente? Será que existem outras coisas - mais importantes – que devíamos mas não temos?

Senti-me inevitavelmente inclinado para esta última hipótese. Quando me dizem “ah…nós temos uma pista de atletismo sintética”, logo penso que sim e que vou dormir com um pouco mais de orgulho do meu clube esta noite, mas não vou dormir descansado. Não vou porque há, efectivamente, outras circunstâncias que me impedem de pensar que está tudo bem. É que – e perdoem-me os adeptos do atletismo, modalidade que muito admiro e que tanto nos tem alimentado de orgulho – uma pista de atletismo sintética é, para mim que sou um adepto incondicional do futebol e de tudo o que se jogue com uma bola, manifestamente inútil. Quer isto dizer que não devíamos ter uma pista em 2 tons de azul, bonitinha, para que os nossos atletas (verdadeiros profissionais da coisa) possam treinar em condições? Claro que não!

A minha conclusão é outra. É que eu, tal como, por certo, a maioria dos adeptos deste GRANDE clube, preferiria ver umas cadeiras limpas de cada vez que entra no estádio. Ou poder pagar as quotas de uma forma menos arcaica do que ter que estar 45 minutos numa fila de um guichet que, muitas vezes, nem é o nosso. Ou de os cartões de sócio serem inteiramente informatizados e não termos de colar aqueles papelinhos ridículos que, mais tarde ou mais cedo, acabam, eles próprios, por danificar o cartão. Ou de torniquetes à entrada do estádio para controlar o número de espectadores. Ou que a Loja Azul fosse mais dinâmica e eficiente. Ou que os funcionários do clube que lidam com o público, seja ele belenense ou de outro clube, sejam mais profissionais e não tenham ar de quem “toda a gente lhes deve e ninguém lhes paga”. Ou que os bares do estádio tivessem uma melhor apresentação. Ou que o placard que marca o resultado não pareça comprado numa loja de antiguidades… há muitos anos atrás… E a cobertura das piscinas, já está resolvido esse problema? Acredito que seja necessário mais orçamento mas não é mais importante revitalizar as piscinas e recuperar os sócios da natação, antes de nos regojizarmos com a pista de atletismo? Parece-me que sim… e, de certo, que todos nós já falámos ou pensámos nisto.

Não quero com isto dizer mal da Direcção. Abstive-me deliberadamente nas últimas eleições mas penso que são credores de todo o nosso apoio. Esta Direcção tem que ter o nosso apoio, até porque alternativas… nem vê-las! Tal como este artigo não é contra o atletismo, insisto.

Só que, na verdade, de nada vale “parecermos” modernos, quando o maior síntoma de modernidade é quando os próprios sócios não são tratados como meros… contribuintes.

Sem comentários: