quarta-feira, setembro 27, 2006

Estádio do Restelo - Projecto de 1952

Blog

Há alguns meses atrás, fomos contactados pelo Arq. João Bento, que numa pesquisa para um trabalho por si executado tinha encontrado registos do projecto inicial do Estádio do Restelo. Assim, com base no trabalho de pesquisa do Arq. João Bento, resulta hoje a publicação de um artigo da revista Arquitectura nº43, de Agosto de 1952, que consiste na apresentação do projecto para o Estádio do Restelo, da autoria dos Arquitectos Carlos Manuel Ramos e Jorge Viana.

Agradecendo desde já a gentileza do Arq. João Bento em colaborar connosco, convidamos todos os Belenenses a conhecerem melhor a génese da nossa Casa.


Projectou-se este Estádio dividido em dois níveis de espectadores. Um mais baixo e com menor largura que envolve completamente as pistas de atletismo e outro superior e mais desenvolvido só a Nascente e Poente e que aproxima a forma do estádio da “forma ideal” do agrupamento do público em torno do rectângulo de jogo.

O Estádio ficará com a lotação aproximada de 33.000 espectadores, assim distribuídos: camarotes 320 ; bancada central-superior 1.600 ; bancada central-inferior 1.100 ; bancada lateral-superior 1.350 ; bancada lateral-inferior 800 ; bancadas cabeceira 8.400 ; peão 18.000, podendo ainda quando as necessidades do clube o exigirem, construir-se no Topo Norte mais uma bancada cabeceira-superior, para aproximadamente 7.000 espectadores.

Esta distribuição foi objecto de um estudo cuidado, e feita de acordo com os representantes do clube, que nos forneceram todos os dados relativos à exploração de um recinto desta natureza.

Houve também a preocupação de dotar os diferentes sectores do estádio com instalações sanitárias de ambos os sexos e bares privativos em número suficiente relativamente ao número de espectadores. Estes vários sectores possuem todos amplas saídas, e algumas das quais em vomitório e aproveitando os desníveis existentes, e orientando sempre o movimento do público para o Sul, onde se encontram os acessos principais do campo.

Blog


A evacuação total do estádio deve fazer-se em poucos minutos. Junto aos acessos principais estão localizadas as bilheteiras que ficam ao lado dos portões de entrada, não dificultando deste modo o movimento junto destes.

De acordo com as indicações fornecidas pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Lisboa, consideram-se 2 parques de automóveis de um e de outro lado das entradas principais e junta da principal via de acesso – Avenida do Restelo. Considerou-se também a hipótese de acesso de carros oficiais, às tribunas que estão na zona da bancada central superior.

Devido à forte pendente do terreno foi necessário estudar o percurso mais favorável indicado em planta geral, e cuja máxima inclinação é da ordem de 12%. Criaram-se também desvios para o acesso de automóveis às entradas, libertando deste modo a via de grande circulação e o perfil transversal da Avenida do Restelo permite de futuro a circulação de eléctricos por esta artéria o que facilitará ainda mais o problema dos transportes.

O acesso dos jogadores e do árbitro ao campo é feito através de um túnel que une directamente os vestiários a uma saída junto da baliza do lado Sul. Os vestiários dividem-se em dois grupos de um e de outro lado da zona central ocupada pelo hall e pelas instalações destinadas aos árbitros e juízes de linha. Cada vestiário colectivo (para uma equipa) possui 8 duches e 3 W.C. privativos além de 2 mesas de massagens. Existem 8 vestiários de futebol, 5 de atletismo (com 5 duches e 2 W.C.) e 3 de basket (com 3 duches e 2 W.C.). Além destas instalações existem ainda, no conjunto dos 2 pavimentos, a casa das equipas, arrecadações de material desportivo, aula de teoria de futebol, basket, etc., um hall de entrada e ainda um espaço de reserva.

Blog


Construtivamente procurou-se sempre que possível reduzir o volume de construção e assim grande parte das bancadas (e algum peão) que constituem um 1º nível são assentes directamente sobre o terreno, excepto na zona Sul, onde assenta sobre a construção dos vestiários, etc. As zonas superiores destinadas ao público, uma a bancada coberta e a outra constituída pelo peão, são também em grande parte construídas sobre o terreno com excepção das zonas destinadas às instalações do público, e algumas passagens em vomitório. O programa estabelecido fica assim distribuído por uma faixa de 7m de largura sob a bancada coberta de Poente e sob o peão a Nascente, além de todo o Topo Sul.

Blog


A construção será possivelmente de um sistema misto de alvenaria e betão armado visto que se por um lado toda a estrutura é em betão armado, os movimentos de terras necessários provocam vários muros de suporte que serão de alvenaria aproveitando na medida do possível a pedra arrancada do local. A cobertura da bancada será também em betão, convenientemente impermeabilizada.

Blog

Projecto do Complexo Desportivo na globalidade

Sem comentários: