domingo, setembro 17, 2006

Futebol: Académica x Belenenses

L.Vieira

O Belenenses deslocou-se hoje ao Estádio Cidade de Coimbra e conquistou um ponto num jogo bem disputado em que o domínio da partida foi repartido pelas duas equipas. O resultado final (1-1) pode ser considerado justo face ao que as duas equipas fizeram dentro do campo. O nosso golo foi obtido pelo reforço Nivaldo.

O Belenenses iniciou o jogo num 4x3x3 com Costinha na baliza; Amaral, Nivaldo, Rolando e Rodrigo Alvim na defesa; o meio-campo contou com Ruben Amorim, José Pedro e Silas; Cândido Costa, Roma e Fernando no ataque.

O jogo começa com o Belenenses a trocar muito bem a bola mas sem criar perigo. Mas é a Académica que aos 11 minutos se adianta no marcador num lance pelo lado direito da defesa do Belenenses onde Hélder Barbosa numa grande jogada passa por Amaral e cruza para a área onde Gelson marca golo num lance em que Costinha parece não estar isento de culpas.


foto: academicacoimbra.com

A partir do golo a equipa do Belenenses desorienta-se um bocado e aos 26 minutos Amaral lesiona-se e tem que ser substituido. Jorge Jesus opta por fazer entrar Manoel e manda Cândido Costa recuar para lateral direito, Roma para o centro do terreno e Silas para o lado direito. A partir daqui o Belenenses domina o jogo e cria vários lances de perigo até que por volta dos 40 minutos Nivaldo marca golo a partir de um canto.

Nos minutos de desconto da primeira parte Cândido Costa leva um amarelo e logo de seguida chega-se ao intervalo com o resultado de 1-1. Logo no recomeço da partida Cândido Costa leva o segundo amarelo e é expulso pela primeira vez na sua carreira. O lugar de lateral-direito parece estar amaldiçoado e JJ é obrigado a mexer mais uma vez na equipa. Inicialmente faz Ruben Amorim ocupar esse lugar mas logo depois faz entrar Gaspar (que é central) para o lado direito da defesa.

A Académica toma controlo da partida e cria vários lances de perigo. Destaque para uma grande defesa de Costinha num lance de Gyano.

A partir da expulsão de Gelson aos 64 minutos, tambem por acumulação, o jogo fica mais equilibrado e surgem oportunidades de golo para as duas equipas.

O resultado pode ser considerado justo e dá a sensação de que se o Belenenses tivesse pressionado mais o adversário poderia ter saido de Coimbra com uma vitória. No entanto, compreende-se a opção de Jorge Jesus ao não arriscar, face à defesa estar bastante fragilizada.

Sem comentários: