quinta-feira, outubro 26, 2006

1956-2006 - 50 Anos no Restelo

L.Rodrigues

Há 2 semanas atrás, o Blog Canto Azul ao Sul publicou um artigo da autoria de Henrique Amaral, magnificamente ilustrado, sobre o filme da inauguração do Estádio do Restelo. Ainda não tinha visto o DVD, pois por mil e um motivos, de cada vez que ia ao Restelo, ou não tinha dinheiro, ou não tinha tempo, ou por qualquer outro motivo, ainda não tinha comprado o DVD.

Lido o artigo, aguçado o apetite, rapidamente me meti no carro com um único objectivo: comprar esse DVD histórico. Assim o fiz, e foi numa ânsia enorme que tive de vencer o trânsito de final de tarde em Algés para chegar a casa. Aí chegado, encostei-me no sofá, e preparei-me para sonhar.

Não vou entrar em descrições prolongadas sobre a magnífica obra que visionei. Para tal, aconselho vivamente todos a lerem a descrição do Henrique Amaral.

Apenas posso dizer que sorri, me comovi e sonhei. Ver as Salésias altivas e a abarrotar, o mesmo campo onde jogava quando era puto, sem saber muito bem o chão que pisava, apenas que ali era o antigo estádio do Belenenses... que dava para ver da minha casa de então. E ouvia a minha avó a contar a história de que, em cada uma das poucas derrotas, o meu avô subia a R. Alexandre Sá Pinto (R. das casas de trabalho) e chegava a casa e dizia "Agora é que é, vou deixar de ser do Belenenses!". Mas no jogo a seguir lá estava ele, a ver o Nosso Belém. Nunca o conheci, mas agradeço-lhe do fundo do coração esta paixão que acabou por me transmitir, por via do meu pai.

Vi o monumento do Pepe nas Salésias, e fui à loucura. Era ali... aquele monumento que conheço desde sempre, mas que pela primeira vez me detive a observar há 2 ou 3 anos, e que hoje respeito religiosamente. Ver a peregrinação, debaixo de chuva, das Salésias para o Restelo, ver um estádio cheio e esfusiante, um clube consagrado e popular...

EU SONHO E SEMPRE SONHAREI COM ESTE BELENENSES. NÃO O CONHECI, MAS É A ELE QUE EU PERTENÇO!

Sem comentários: