quarta-feira, novembro 22, 2006

A dura, e inevitável, realidade

L.Rodrigues

Depois da derrota de 2ª feira na Reboleira, eis que parece, atendendo ao semblante "blogosférico", que o mundo desabou sobre o Belenenses e que de repente todos nós acordámos para as deficiências da nossa equipa. De facto, temos um plantel muito limitado, com carências gravíssimas. Mas, infelizmente, esse é um dos males menores do nosso clube, como nós sabemos. Infelizmente, o plantel de futebol é muito melhor do que milhentas coisas no nosso clube que, a funcionarem razoavelmente, nos permitiriam ter outro plantel mais consentâneo com a nossa grandiosidade.

Desde o início da temporada que este é o plantel que temos. E quanto a contratações de início de temporada, tudo o que se diga é pura demagogia, pois todos sabemos o defeso que vivemos, e mesmo para quem vive fora do mundo do futebol facilmente percebe que dificilmente algum jogador se comprometeria connosco enquanto a decisão final do Caso Mateus não viesse à tona. Ou seja, ficámos com o melhor possível.

Vem isto à liça porque no rescaldo da derrota, ouvi dizer que quem nos dera ter na nossa equipa o Dário, avançado do Estrela. Quanto ao Dário, é um avançado interessante, mas nunca me encheu as medidas. Apesar disso, como é óbvio, seria um óptimo reforço ao nosso plantel. Mas, quanto ao Dário especificamente, tanto quanto pessoas a ele ligadas me confirmaram por mais de uma vez, houve vários contactos que acabaram por se diluír face ao retardar da decisão do Caso Mateus. Ou seja, será mais um dos que foram na "peneira" do Caso Mateus. Não vale a pena chorar mais.

O plantel que temos neste momento, é o que pudémos ter. Obviamente, isso resulta da terrível época anterior (bastaria mais um ponto e este ano teríamos tido todo um Verão para preparar com calma a nova época) e não pode apagar os erros cometidos no passado.

É opinião geral, e mesmo descontando o descontentamente pelas opções no último jogo, que Jorge Jesus é um bom treinador, um homem que o nosso clube precisava. Tenho a mesma convicção, reforçada por anos a ansiar por ele ao nosso leme. Aí, estamos bem servidos.

Quanto ao plantel, meus amigos, temos é de apoiar os que cá temos. Não se esqueçam nunca que, se eles são limitados tecnicamente, não têm culpa do Belenenses os ter convidado para nos representar. Muito menos é argumento o vencimento que auferem, pois tanto quanto sei até hoje nenhum jogador encostou a pistola à cabeça dos nossos dirigentes para ganhar X ou Y. Aliás, todos nós sabemos que o plantel aceitou reduzir os vencimentos, sem que isso fosse uma obrigação que tivessem, nem sequer mesmo um dever. Aliás, nesse caso, se alguém tinha alguma obrigação, era o clube de lhes pagar aquilo que com eles acordara. No mínimo devemos estar gratos aos jogadores pela condescendência que tiveram para com o restabelecer do equilíbrio do clube.

Portanto, vamos lá deixar-nos de dizer mal do jogador A, B ou C, vamos apoiá-los, pois eles bem precisam de ter um 12º jogador de peso na bancada. No próximo Domingo todos seremos poucos para os ajudar. A entrada para os sócios é gratuita, portanto vamos lá ao Restelo, apoiar a nossa equipa. Fraquinha ou não, são eles que têm a nossa Cruz de Cristo ao peito.

Quanto às críticas, dia 30 há AG e em Abril eleições. Guardem-nas para o local e altura devidos.

Agora é hora de apoiar. Não a equipa, treinador ou dirigentes. Apoiar a nossa razão de viver. O BELENENSES!

Sem comentários: