segunda-feira, novembro 06, 2006

Fábio Marques: desculpas de mau pagador... ou bom recebedor!

L.Rodrigues

Há dias atrás, comentava-se nos blogs azuis declarações do jogador Fábio Marques, ex-juvenil do nosso clube, que afirmava à imprensa que saíra do Belenenses tendo como destino o Atlético Madrid porque no Belenenses não tinha oportunidades de chegar à 1ª equipa. Como é óbvio, ao ler isto só poderia ter vontade de rir, não pelo facto dele vir a ter ou não oportunidades na 1ª equipa (até porque tem 16 anos, um bocadinho de humildade não lhe ficava nada mal), mas porque o miúdo não tinha coragem para assumir que trocara de país pelo dinheiro.

Hoje em dia, os jogadores jovens já recebem fortunas. E se é difícil ao Belenenses segurar um jogador jovem que interesse ao Benfica ou Sporting, também o é a estes se um seu jogador interessar ao Chelsea ou ao Arsenal. Vejam-se os casos do Rui Fonte (Sporting para Arsenal por 12 mil contos) ou de Fábio Ferreira e Ricardo Fernandes (do Sporting para o Chelsea, num caso que ainda está na FIFA).

Quanto ao argumento utilizado, e o qual muitos bloguistas consideraram ser o real motivo da sua saída, decidi dar uma vista de olhos pelo plantel do Atl. Madrid e ver qual a aposta do clube na "cantera". Assim, descobri que no plantel do Atl. Madrid apenas "cabem" 3 jogadores provenientes das escolas do clube: o guarda-redes Cuellar, o médio Gabi e o avançado Fernando Torres.

Quanto ao guarda-redes Cuellar, não joga. Zero minutos nesta temporada. O Marco Pinto lá do sítio. Por aqui, não é desculpa! Em relação ao médio Gabi, leva 117 minutos em 2 partidas, pelo que por exemplo Eliseu já o bate aos pontos. Também não é desculpa! Finalmente, em relação a Fernando Torres, a estrela da companhia, leva 1 golo marcado em 8 jogos, com 706 minutos em campo. O Rúben Amorim lá do sítio. Portanto, também não é desculpa!!!

Mais intrigante é observar que nós ainda temos o Rolando utilizado com regularidade, o Carlos Alves, Gonçalo Brandão, Mano e Sandro Moreira inscritos... coitado do Fábio Marques, que pelos vistos anda desatento! Afinal, de certezinha que no Atlético Madrid não vai ter mais oportunidades que aqui.

Até podia por os olhos no Gonçalo Brandão, que se estreou com a idade dele. Ou no Rolando e Eliseu, que aos 19 anos já eram titulares. Ou no Rúben Amorim que aos 21 anos já leva uns anoitos a jogar com regularidade e é neste momento um jogador importante na manobra da equipa.

Sim, não foi o dinheiro que o levou. Foi a hipótese de jogar nos séniores... de certezinha!

Sem comentários: