segunda-feira, novembro 20, 2006

Votação Record - Comentário

Blog

Comentário da autoria de Carlos (FCP), relativo ao 1º lugar atingido por Matateu na votação do Record para o melhor desportista português dos últimos 100 anos.

"Também eu sócio do FCP estou desapontado com o Record. Sempre gostei de futebol e conheço toda a história do futebol em Portugal. Deixo-vos o email que enviei para o provedor do Record.

Sr. Provedor,

Considero deselegante para com uma pessoa já falecida, que foi titular da selecção nacional portuguesa durante tantos e tantos anos, que contribuiu com o seu talento para encher estádios de futebol em todo o Pais e que fez da sua arte um hino ao verdadeiro desportivismo ser tão desconhecida e tão ignorada pela redacção do vosso jornal.

Apelidar de “surpreendente” a vitória de Matateu na vossa votação para escolher os 10 melhores desportistas de sempre do nosso Portugal é desconhecer a história do futebol português. Da mesma forma que conotar o jogador Matateu somente com o Belenenses, ignorando os muitos golos que marcou ao serviço da Selecção de todos nós e os muitos anos em que foi seu titular indiscutível é atentatório, sobretudo quando logo a seguir se diz sobre Eusébio,
“"rei" Eusébio relativamente aos dias anteriores. O goleador do Benfica e da Selecção Nacional”.
( ver link )

Naturalmente, que tendo em atenção as aproximadamente 60 mil pessoas que num total de 100 mil escolheram Matateu para o seu “10 ideal” o espectável seria a realização de um especial dedicado à figura de Matateu. Eu também nunca o vi jogar, tampouco vi actuar Eusébio, mas conheço a história do futebol português para saber o suficiente sobre cada uma destas figuras. Sei que uma jogou no Belenenses e que a outra jogou no gigante Benfica. E tenho sincera pena que o vosso jornal faça uma discriminação pela cor clubista e não pelo valor intrínseco dos desportistas em causa. Eu sou sócio do F. C. do Porto e acho inaceitável que se tenham esquecido de Pinga ou de Hernâni, mas neste assunto “Matateu” penso que o Record ultrapassou todos os limites da deselegância para com os leitores e para com a memória do falecido. Talvez fosse boa ideia os vossos jornalistas antes de serem contratados terem de fazer um curso de formação sobre os nomes e figuras do desporto em Portugal.

Aliás, como é possível que queiram escolher, pomposamente, os 10 melhores de sempre sem terem feito o trabalho de casa na escolha dos 90 nomes? Um exemplo clamoroso da maneira leviana dessa escolha é quando ignoram Artur José Pereira, jogador que foi unanimemente considerado pela imprensa de então o maior jogador português da primeira metade do século XX.

Agora, ao menos, aqueles que foram escolhidos mereciam outra consideração, outro tratamento. E este que venceu teve “apenas” 60% de votos. Ou será que o Belenenses tem assim tantos adeptos que ofusquem 6 milhões de benfiquistas? Claro que quem elegeu Matateu é adepto de desporto e não de um qualquer clube! E foram segundo o que o Record escreveu à volta de 60 mil pessoas a colocarem Matateu no 1º lugar.

Cumprimentos.
Carlos

Sem comentários: