quarta-feira, dezembro 06, 2006

Escrever Direito - 06/12/06





Tenho-me mantido afastado desta discussão por várias razões…

Em primeiro lugar, porque não tenho paciência para participar em discussões onde tudo aquilo que os opositores desta Direcção (já vou dizer se é boa ou má) pretendem é sangue e onde tudo o que conseguem dizer é “Vão-se embora!”, “Demitam-se todos porque tem que ser!” ou “CF não vales nada” (para não dizer pior). Em segundo lugar porque, para mim, a situação é tão periclitante que, um movimento em falso, um passo errado, uma opinião mal fundamentada… e isto parte-se tudo. E em terceiro lugar, porque eu próprio, embora saiba desde o início aquilo que não deve acontecer , confesso que não sabia, até hoje, o que deve acontecer

Vejamos…

Primeiro que tudo, importa que percebamos que não estamos neste momento a discutir apenas uma equipa de futebol, nem a filosofar sobre os seus sucessos ou insucessos circunstanciais. O problema é muito mais profundo e, por essa razão, não se pode tratar como se de uma equipa de futebol se tratasse. Aí mandar-se-ia imediatamente embora o treinador, aqui as cautelas têm que ser outras. Bem diferentes! É que a factura que se paga por despedir um treinador à 12ª jornada não é a mesma que haveria que suportar no caso de ficarmos sem Presidente, sem Direcção, sem estes mesmos que agora criticamos. Já basta a gestão de mercearia a que temos assistido nos últimos…15 anos…Pelo menos nesta hora há-que ter algum bom-senso. Nem que seja da nossa parte…

O nosso clube está doente, disso ninguém duvida. E de quem é a culpa? Quem é que deve ser chamado à responsabilidade pela notória falta de ambição da nossa equipa de futebol (pilar deste clube!!!), pela diminuição progressiva do número de sócios, pelo inexistencia de brio de alguns profissionais, pelo desconhecimento do nosso passado (porque, em futebol, tudo o que tenha acontecido há mais de 15 anos é efectivamente passado), pela inexistencia de estruturas profissionais e profissionalizantes, por mais parecermos, por vezes, uma associação de acolhimento de profissionais (???) em fim de carreira? Minha não é certamente. Nem sequer contribui com o meu voto para colocar os que hoje lá estão. E não o fiz simplesmente porque as opções me pareceram tão insípidas que…nem me dignei a perder tempo com eleições. Ora, todos nós sabemos que a culpa tem, no nosso clube, uma cara. Aliás, várias. O actual presidente não tem que arcar, sozinho, com as desresponsabilidades e a falta de ambição dos seus antecessores. Antes dele houve outros delapidadores da nossa história e estão bem identificados, felizmente. E a explicação para a situação de ruptura financeira a que chegámos atinge-se facilmente, sem ser necessário perceber a diferença entre um custo e um proveito, ou entre uma despesa e uma receita.

Agora… a actual situação do clube e todo o legado que a tem suportado podem e devem ser julgadas a seu devido tempo. Não me venham dizer que a não aprovação do orçamento (irrealista) apresentado na última AG originou a formação de grupos suficientemente credíveis para lhes confiarmos, cegamente, o destino do clube à 12ª jornada! Isto aconteceu há 1 semana… alguém estava à espera? Acham mesmo que, de um dia para o outro, foi feito um programa eleitoral sensato, realista, foram garantidos apoios financeiros, foram pré-acordados patrocínios? Onde é que estão essas pessoas? São a meia-dúzia que votou contra o orçamento? São os que foram lá apenas para gritar impropérios contra tudo e contra todos? Ou os anónimos que vêm aos blogs dizer alarvidades? São estes o futuro do Belenenses? Mas que raio de consciencia é esta? Eu próprio acho que mais 4 meses desta (não) política são 4 meses perdidos…Mas com eleições antecipadas não seriam 4…seriam 6 ou 7 ou mais! E seria também o próprio campeonato. Que divertido seria uma Direcção nova na II Liga, não era? Temos que reagir consoante o momento que se nos depara, creio eu. Reparem… eu não sou dos que tem medo dos aventureiros (não confundir com irresponsáveis e incompetentes) mas o meu bom-senso diz-me, como atrás referi, que mais vale não mexer agora no que está quebrado. Pode partir. Há anos que digo que se precisa de sangue novo, de mentalidades adequadas aos tempos de hoje, de um impulso, de um estrondo, de uma quebra com a apatia do passado. Se dependesse de mim, o meu clube seria gerido profissionalmente, teria regras e objectivos bem definidos para todo e cada um dos profissionais. Mas isto não pode ser tratado, insisto, como se trata a equipa de futebol. Não é como na época passada, em que, tendo-se cometido o erro crasso (que eu sempre antecipei) de ir buscar o Couceiro, não se emendou quando ainda havia tempo. Nem que fosse a 3 jornadas do fim ou mesmo na última deviamos tê-lo feito! Aqui não. Livrarmo-nos de uma Direcção implica que nos debruçemos sobre interesses bem superiores a uma derrota pontual (ainda que na época passada nos tenha custado a descida de divisão, é certo).

Todos os dias vejo comentários do tipo “estou farto disto e daquilo”, “faça-se isto e aquilo”, “mande-se este embora e aquele”…mas e alternativas? Alguém consegue dar um nome ou garantias de que, pegando alguém no clube neste momento, a situação iria não piorar? Eu também estou farto! Farto desse comentários inconsequentes, das ideias que não saem do papel, das críticas que são feitas por fazer, da falta de coragem em assumir que queremos ser diferentes! Tal como estou farto deste pesadelo! Só que não consigo vislumbrar uma realidade alternativa, digamos…paralela. Mudar agora não nos livra de uma época mediocre. E depois… tenho ouvido alguns nomes e sabido de pessoas que já pensaram em candidatar-se e, sinceramente, quando penso nisso, só me apetece fugir deste país para não sofrer mais e esquecer que um dia fui deste clube.

Faltam 4 meses para as eleições. Esta Direcção ou outra qualquer, estas pessoas ou outras quaisquer, têm muito tempo, a partir de agora, para se prepararem com cabeça, tronco e membros. Quanto aos outros, apresentem-me um projecto ao qual eu não aponte erros primários, que recupere o sentimento que temos todos cá dentro. Sem sensacionalismos e argumentos bacocos, por favor. Aos que lá estão, façam a limpeza que é necessária, preparando a remodelação das várias estruturas profissionais e amadoras do clube. Preparem a contratação de profissionais, de formadores de profissionais. Façam estudos credíveis e consentâneos com a realidade do clube, já a preparar o orçamento para o próximo ano. E, no imediato, apresente-se aos sócios um novo orçamento, ainda para este ano, tendo-se a humildade de reconhecer que o clube está de rastos e que não é com políticas de sobrevalorização dos recursos financeiros, nem com políticas de agressão aos (poucos) sócios sobreviventes, que evitamos o hipotecar do nosso futuro. Provem-nos que merecem continuar e que perceberam exactamente onde e como erraram. Em especial, prove-nos Sr. Presidente (que eu não conheço) que afinal é mesmo boa pessoa e que afinal quer mesmo dar a volta a isto tudo. São vocês que têm que continuar com este barco até ao fim e só vos damos mais esta oportunidade. É pegar ou largar

Quanto a todos nós, deixemos de ser irresponsáveis. Todos estamos a sofrer, a cada dia que passa, em silêncio. Mas a seu tempo seremos chamados a decidir. Não agora, que estamos a chegar ao fim do caminho e, haja esperança, um novo se nos deparará já em 2007

Sem comentários: