domingo, dezembro 17, 2006

Os equipamentos da liga

L.Vieira

O Belenenses utilizou no ultimo jogo e pela primeira vez na sua história uma camisola laranja. Quando este equipamento ficou disponivel na Loja Azul todos os adeptos estranharam. Alguns gostaram e outros pura e simplesmente detestaram-no.

Mas então e as outras equipas da liga? Que cores é que são usadas? Fomos só nós que ousámos utilizar cores tão... "alternativas"?

Vamos tentar responder a essas perguntas com uma pequena análise aos equipamentos alternativos que todos os clubes usam na liga portuguesa.

Comecemos, obviamente, pelo Belenenses. Na presente época o nosso clube tem 3 equipamentos. Aos tradicionais equipamentos azul e branco junta-se este ano um equipamento nada "estatutário" e "anti-tradição" – o laranja. Recorde-se que no ano passado tinhamos como terceiro equipamento o chamado azul "Pepe".

Mas não somos os únicos. Existem mais 3 equipas da primeira liga que apresentam um equipamento semelhante – o Nacional, Porto e o Setúbal (na versão Diadora do inicio da época). São portanto, 3 equipas a usar o laranja, mais o Setubal (nas primeiras jornadas).

Mas as cores mais utilizadas para as camisolas alternativas são outras. O amarelo é a cor preferida por 6 clubes: Sporting, Braga, Naval, Aves, Estrela e Boavista. E isto apesar de duas equipas portuguesas – o Beira-Mar e o Paços de Ferreira – já utilizarem esta cor como principal.

Continuam a manter a tradição do branco 5 clubes: Belenenses, Académica, Marítimo, Beira-Mar e Nacional.

Logo a seguir vem o roxo. Leiria, Braga, Setúbal (versão Locatoni) e… Nacional (outra vez?). OK, o Nacional usa uma espécie de roxo azulado, mas fica bem poder agrupá-los aqui :). E sim, não foi engano, o Nacional tem mesmo 3 equipamentos alternativos – branco, azul/roxo e laranja.

Uma nota para o Setúbal. No início da época equipava Diadora (laranja), mas passadas poucas jornadas tiveram alguns problemas com o fornecedor e mudaram para a Locatoni (roxo).

Sobram assim, o Benfica com uma espécie de bege, o Paços com preto e a Naval com outro equipamento todo verde.

Resumindo, temos 5 equipas que continuam a utilizar o branco, 6 que utilizam o amarelo, 4 que utilizam o laranja e 4 o roxo. Depois temos mais 3 equipas que utilizam outras cores. Será falta de imaginação das marcas? Ou será apenas moda?

E o mesmo acontece no estrangeiro. Vejamos o caso de Espanha em que vários clubes equipam de laranja: o Barcelona (que no ano passado utilizava amarelo), o Celta, o Sevilha e o Gimnastic de Tarragona.

Já agora uma pequena provocação. Será que os estatutos dos outros clubes prevêem equipamentos destas cores? As cores laranja, amarelo e roxo identificam-se com esses clubes? Ou será apenas uma questão de marketing?

créditos: www.colours-of-football.com

Sem comentários: