domingo, fevereiro 04, 2007

Vit.Setúbal-0-1-Belenenses: Onda azul

L Rodrigues

O Belenenses deslocou-se esta tarde a Setúbal onde derrotou o Vitória por 1-0, com golo de Dady, um resultado justo apesar de uma exibição que não foi brilhante. Na A2 e à entrada da cidade de Setúbal, os carros com cachecóis e bandeiras azuis mostravam claramente que o Belenenses ia jogar com muito apoio do público, o que se verificou, com os adeptos azuis a formarem uma verdadeira "onda azul" no topo do Estádio do Bonfim, tendo estado presentes cerca de 2.000 adeptos da nossa cor.

Entrando claramente mal na partida, revelando dificuldades na construção de jogo (José Pedro fez muita falta na circulação de bola a meio campo), os adeptos azuis estavam entusiamados com a moldura humana, mas preocupados com o jogo, onde o Setúbal se mostrou mais afoito. A preocupação deu lugar à euforia quando Dady, solicitado por Garcés, se isolou e com calma bateu o guardião contrário, estabelecendo aquele que seria o resultado final.

A partir daí, o Belenenses controlou calmamente a partida, com o Setúbal com pouca imaginação a tentar, sem efeito, contrariar a nossa superioridade. Foi então que se começou a destacar na equipa azul um "menino" que vai dar que falar, Mano de seu nome. No lado direito do meio campo, raçudo, com bons pés e uma visão de jogo fantástica, foi durante a primeira parte dos pés que saíu grande parte do futebol azul, encantando a bancada.

Na 2ª parte a partida foi diferente, e com a saída de Mano (amarelado de forma surreal numa carga de ombro a meio-campo) o Belenenses perdeu um pouco o controlo das operações a meio-campo. Para além disso, o Setúbal tentava através de Varela, o único jogador com sinal mais na equipa sadina, atacar sempre pela direita, onde Brandão (amarelado) se começava a ver em dificuldades. Jesus trocou Brandão por Gaspar e a partir daí o Setúbal teve muitas dificuldades em criar futebol, jogando aos repelões, sem que no entanto não deixasse de dar alguns calafrios aos nossos adeptos. O Vitória chegou mesmo a marcar um golo, anulado por mão de Ayew.

O estreante Carlitos entrou muito bem na partida, para o lugar do esgotado Garcés, e ia mesmo marcando num remate cruzado de 1ª após boa solicitação de Eliseu.

Quanto ao árbitro, sem influência no resultado, mas com influência no desenrolar do jogo. Perdoou pelo menos 3 amarelos por faltas por trás em contra-ataque ao Setúbal e incrivelmente Ayew não foi amarelado depois de marcar com a mão. Em relação às faltas por trás, o critério não foi o mesmo para a nossa equipa...

Em resumo, vitória importante e moralizadora, com uma "onda azul" que se tem de estender já a Odivelas no próximo Sábado. Os adeptos acreditam na equipa! E é tão bom acabar um jogo fora de casa com 2.000 pessoas e o plantel a cantarem "E salta Belém, e salta Belém, olé, olé..."

Sem comentários: