domingo, abril 22, 2007

Belenenses-2-1-Braga (AP): Crónica

Blog

Crónica da autoria de Henrique Cruz dos Santos:

O que é um facto é que o público saiu tão cansado das bancadas como os jogadores de campo. A casa estava melhor que o costume mas é uma pena com o num jogo desta relevância temos pouco mais de 10 mil pessoas no estádio.

Quanto ao jogo vi um belo golo do Dady fruto de um brutal assistência do Ruben (quanto estará a valer este menino? É que parte do orçamento do próximo ano deve sair dessa (ou de outra) transferência.

Depois vi um Braga a correr atrás do resultado. 30 e tal minutos de completo sufoco, com um meio campo pressionante a ganhar as 2as bolas e 3 avançados impressionantemente dinâmicos. Muito complicado.

Pessoalmente diria que o resultado justo ao intervalo seria estarmos a perder por um.

Segunda parte mais equilibrada, com as equipas mais contidas e com receio de "comerem um golinho" - com duas ou 3 oportunidades para cada lado.

Aqui entra para mim o factor decisivo do jogo - a opção do nosso treinador, o grande Jesus, em retardar as substituições. O risco correu-lhe bem porque era notório que as equipas já estavam rebentadas - uns atacavam, outros defendiam. O Zé Pedro e o SIlas que já não tinham estado determinados na 1.ª parte assim continuavam. O Cândido Costa que fez mais um belo jogo começava a dar de si.

Entram então 3 "moços" - o Sandro mais fresco para agarrar o meio-campo tendo o Ruben que ir para a lateral para o lugar do mais fraco belenense de ontem - o sem pernas Amaral. O Fernando a tentar agarrar a bola e distribuir jogo no meio-campo e o Carlitos para tentar fantasiar.

Aos 5 minutos do prolongamento percebeu-se que o Braga tinha rebentado, e o Wender veio dar mais uma ajudinha!

Com o forte e entusiástico apoio do público fomos para cima do Braga e ... voilá!!!

Resta dizer:

1) Se o Braga tivesse ganho não acharia injusto.

2) Numa arbitragem difícil parece-me que o árbitro e os seus assistentes estiveram muito bem, o que é de saudar.

3) Não percebo como é que o clubismo e o facto de puxarmos por determinada equipa deixa as pessoas tão cegas.

4) Voltaremos felizmente ao Jamor, quase 20 anos depois! ... e consequentemente à UEFA! Espero que desta vez por dar na televisão, estejam ainda mais belenenses pois é nas bancadas que se puxa pela equipa.

5) Por fim uma lição pelo contraste de 2 anos. Como é que uma equipa que deve ter sensivelmente a mesma qualidade que a do ano passado fica este ano em 4.º e vai à final da Taça e o ano passado só não descemos pelas estupidezes do Sr. Fiúza. A resposta é simples: factor treinador. O Jesus sozinho é melhor que o Couceiro e o Carvalhal juntos. Sabe ler os adversários. Fala a mesma linguagem que os jogadores.

Saudações belenenses e vamos agora com meia seugunda equipa ganhar pontos ao Dragão para relançar o Campeonato!

Sem comentários: