quarta-feira, abril 11, 2007

Eleições 2007: Semana 1

ELEIÇÕES 2007
Semana 1: 02 a 08/04/2007

L Vieira

A ordem das listas nos boletins de voto foi sorteada na segunda-feira (dia 2) e determinou o seguinte:
- Lista A - Armando José Cabral Ferreira
- Lista B - José Duarte Ferreira
- Lista C - Fernando Gouveia da Veiga Gomes

Nesse dia soube-se que a AG para aprovação das contas foi marcada para o dia 30 de Abril, ou seja, dois dias depois das eleições. No entanto, Cabral Ferreira comprometeu-se a apresentar as contas aos sócios antes do acto eleitoral. Duarte Ferreira - que tinha feito um pedido formal para marcar a AG de aprovação das contas para uma data anterior às eleições - e Gouveia da Veiga, apesar de não concordarem, decidem aceitar a proposta do actual presidente da direcção.

No dia seguinte, Gouveia da Veiga referiu que "existiram irregularidades" na entrega das listas A e B, porque estas não indicaram os cinco nomes para o Conselho Geral. Duarte Ferreira esclarece a situação e diz que nunca na história do clube as listas apresentaram os esses nomes. Mas uma vez que a lista C tinha apresentado, o presidente da AG, de acordo com os estatutos, solicitou às duas listas que entregassem os nomes até quinta-feira. A candidatura de Duarte Ferreira acrescenta ainda que mesmo que existisse um problema grave com a entrega da listas (por exemplo, numero insuficiente de assinaturas) os Estatutos prevêm sempre um prazo para regularizar a situação e acaba com as seguintes declarações "Não percebemos o porquê do consócio Fernando Gouveia da Veiga ter aceite esta situação pacificamente durante a reunião da passada segunda-feira, sem levantar qualquer problema, para depois ir falar da mesma para a comunicação social."

Ainda na terça-feira Duarte Ferreira apresenta na terça os seus "33 compromissos" que podem ser consultados aqui. O site da candidatura também já está online. Recordamos que Gouveia da Veiga já tinha apresentado o seu "manifesto eleitoral" antes.

Na quarta-feira as declarações de Gouveia da Veiga animam a net azul. O candidato afirma que o Belenenses pode entrar em colapso financeiro ainda em 2007 e nas suas declarações ao Jogo diz que "pelo que consta, já não haverá dinheiro para pagar os salários dos jogadores deste mês". A solução de Gouveia da Veiga é um projecto de reconversão do parque desportivo associado a um projecto desportivo. "Só assim será possivel garantir uma receita fixa e equilibrar as finanças."

No dia seguinte, esta situação é negada por Cabral Ferreira que classifica as afirmações do adversário de "declarações de campanha". Diz que os salários estão assegurados e que em breve vão ficar disponiveis as contas do clube. Mas quem "disparou" foi Javier Murugarren que diz "não trabalho com pessoas carentes de inteligência. As suas criticas não foram uma atitude inteligente".

Também Duarte Ferreira se desmarca das declarações de Gouveia da Veiga. "A nossa candidatura tem um profundo conhecimento da actual situação económico-financeira do Clube (...), mas como pode verificar (...) respondi que não comentava assuntos relacionados com salários, porque queremos o melhor para o nosso Belenenses e neste momento estes assuntos não devem ser tratados na praça pública."

Na quinta-feira, Duarte Ferreira dá uma entrevista ao Record que pode ser consultada na integra clicando aqui. Alguns destaques:
- houve contactos para formar apenas uma lista de oposição mas não houve acordo;
- o grande tema das eleições serão as contas, e lamenta não que estas não sejam apresentadas antes das eleições;
- diz que não existe acordo nenhum, nem com o Real Madrid nem com ninguém;
- Jorge Jesus é para continuar, ou seja, distancia-se das suas declarações de inicio de campanha, em que dizia que pretendia reduzir os poderes e o vencimento do treinador;
- todas as modalidades são para manter mas vão repensar a gestão de cada secção;
- entra um ROC para o clube;
- tem como apoiantes alguns elementos que estiveram associados a Cabral Ferreira, de onde se destaca o João Gonçalves "que fez um trabalho notável no bingo".

Na sexta-feira, Duarte Ferreira acusa o presidente da direcção de não apresentar as contas por temer que o mesmo fosse chumbado pela maioria dos sócios e diz que as vai apresentar aos sócios como se de uma AG se tratasse.

O Record publica uma entrevista a Gouveia da Veiga que está disponivel no blogue do candidato. Destaques:
- profissionalização da gestão do clube;
- reformulação do clube a nivel financeiro, administrativo e comercial;
- manter todas as modalidades e a funcionar autonomamente do resto do clube;
- Jorge Jesus é o treinador.

No sábado é publicado um artigo no jornal Record em que João Barbosa - actual vice-presidente que não foi convidado para integrar na lista de Cabral Ferreira - critica Javier Murugagen (e Cabral Ferreira) e deixa um recado aos candidatos: "Ficou estipulado, pela Direcção, que as contas serão amplamente divulgadas aos associados, e espero que assim aconteça, mas não se pode falar das contas com espaços temporais distintos, pois todas as listas integram responsáveis pelo estado das mesmas." A lista C comenta o artigo aqui.

Sem comentários: