segunda-feira, abril 16, 2007

A Europa tão perto...

L Vieira

A Europa está cada vez mais perto. Pela via da Taça estamos a apenas 90 minutos de distância e pela via do campeonato estamos a 4 pontos de atingir esse objectivo.

Na próxima quinta-feira (21:00 no Estádio do Restelo) vamos assistir a um dos principais desafios dos ultimos anos: a meia-final da Taça de Portugal frente ao Sp. Braga. Em caso de vitória significa o regresso, 18 anos depois, ao Jamor. Esse feito, e contando com o favoritismo do Sporting na outra meia-final, significaria também o regresso do Belenenses à Europa. Mas mais importante do que isso era a oportunidade de conquistar um titulo que tanta falta faz ao nosso clube. É por isso que é obrigatório ganhar nesta quinta!

A segunda via para a Europa também está perfeitamente ao nosso alcance. Para isso, e mais uma vez partindo do principio que o Beira-Mar não consegue vencer a Taça de Portugal, bastaria ao Belenenses ficar em 6º lugar. Matematicamente apenas precisamos de conquistar nos próximos cinco jogos 4 pontos, uma vez que o actual sétimo classificado - o Nacional da Madeira - tem menos 11 pontos do que nós e está em desvantagem no confronto directo (vitória por 2-0 e derrota por 2-1).

Para garantirmos o quinto lugar, já precisamos de conquistar 8 pontos e também aqui temos vantagem relativamente ao actual sexto classificado - o Paços de Ferreira (2 vitórias por 2 a 0). O quarto lugar ainda está em aberto mas já temos 5 pontos de vantagem sobre o Braga embora tenha menos um jogo. O quarto lugar muito provavelmente será decidido na 28ª jornada quando o Belenenses se deslocar ao recinto dos bracarenses.

Embora o sexto lugar já permita o acesso à Europa não podemos deixar de realçar a diferença entre o sexto e o quarto lugares. É verdade que tendo em conta o passado recente do clube, conseguir o acesso à Europa já é um feito considerável, mas conseguir o quarto lugar, principalmente se aliada à passagem à final da Taça de Portugal, pode ser o tónico que o clube precisa para acordar do longo sono por que passou nas ultimas décadas. Estes dois marcos podem ser parte do remédio para o problema do divórcio do publico do Restelo, mas não chega. É preciso que a direcção aproveite este momento...

Sem comentários: