quinta-feira, maio 31, 2007

Jornaleiros...

L Rodrigues

O Belenenses está num pequeno alvoroço porque veio hoje noticiado na Bola, na capa, que o Rúben Amorim vai para o Benfica. Vamos lá então "desmontar" a notícia:
- ontem o Sporting e o Porto fizeram as 2 das 3 maiores transferências de sempre do futebol português, pelo que tinham de lhes dar espaço de capa. Assim, seria fundamental ter qualquer coisa para dizer do Benfica. O quê? Depois de 2 semanas a falar do "Zorro", essa estrela do futebol mundial, e sem mais que dizer, seria uma boa ideia o Benfica "contratar" alguém, já que vender não é fácil, pura e simplesmente porque não há ninguém que interesse a clubes bons por aquelas bandas. Repare-se que dia após dia só se fala de saídas de "Betos", "Morettos" e "Eversons". O Man Utd não deve estar interessado. Vai daí, vamos lá colocar uma contratação do Benfica na capa, que vendas já não enganam ninguém.
- a capa remete para as páginas 15 a 18 e para a página 48, a última... fui logo às páginas 15 a 18, mas aí só encontrei mais umas coisas do "Zorro" (entre outras coisas que é um homem de princípios bem vincados, porque não suporta uns insultos da claque adversária e começa a chorar, vai ser o bom e o bonito, vai vai) e de que o Rui Costa dobra muito bem as camisolas que oferece aos colegas (sim, isto está no jornal...). Bom restava-me a página 48, a última... e aí sim, em destaque, a contratação de Rúben Amorim pelo Benfica!
- de repente, afinal ainda não está contratado. Normalmente a última página é um espaço em aberto para um acontecimento de última hora, pelo que receei que ontem à noite algo tivesse sido acertado entre os clubes. Mas, começando a analisar, tudo não passa de suposições do jornalista, que até emprega no texto o belo termo "aparadelas" no negócio, para se referir a possíveis cedências de jogadores. Declarações de clubes, jogador ou empresário, nicles... fala-se ainda que o Porto tem direito de preferência sobre o jogador. Está no Benfica, portanto...

Resumindo, a Bola precisava de colocar qualquer coisa sonante na capa sobre o Benfica. Escolheu uma contratação, e pensou no Rúben Amorim. Faz sentido, porque de facto é um excelente jogador. Mas aquilo é pura especulação, de notícia, é zero. Vamos é esperar pelo site oficial do Belém e as notícias que lá vêm. Já agora, na secção do Belém (lá para os confins do jornal), o Alvim vem responder bem a estas invenções. Questionado se com a saída de Tello do Sporting ia para Alvalade, respondeu "Já me colocaram no Benfica e no Porto, só faltava mesmo o Sporting."

Sem comentários: