quinta-feira, julho 26, 2007

Mantenhamos os Símbolos



Nesta altura fala-se, quase todos os dias, em hipotéticas vendas de jogadores. E os nossos são sempre muito apetecíveis. Os jornais já “venderam” o Ruben, o Alvim, o Rolando, o Dady, o Zé Pedro, o Silas…enfim…a totalidade do plantel titular da época passada (dos suplentes nem se lembram eles, claro). Mas não são as habituais sem-vergonhices de alguma imprensa que agora me importa. Interessa-me somente mandar uma mensagem à Direcção, SAD, equipa técnica, neste momento tão… delicado da época. Estamos no seu começo mas já há muita coisa em jogo.


Nesta altura podem fazer-se negócios que conseguem cobrir a totalidade, ou parte, do orçamento do futebol. Negócios que, embora sejam aparentemente rentáveis (e no imediato o possam ser) vêm a revelar-se um desastre a médio ou longo prazo. É necessário agir com prudência e, acima de tudo, bom-senso. A mim nesta hora o que me preocupa não são tanto os números nem a consequência dos mesmos no fim da época. Essa é outra questão – de máxima importância – mas que não pretendo tratar agora.


A mim o que me importa é a possibilidade de ver sair (mais uns) símbolos do nosso clube! Ontem, na capa do jornal “Record”, o título é “Já é leão”. Não foi isso que me chamou a atenção, quando passei pela banca de jornais por onde passo todos os dias, mas sim o facto do Silas lá aparecer! Por momentos pensei que fosse ele, que o tínhamos vendido! E, como se costuma dizer… caiu-me tudo! Por instantes nem queria acreditar que tínhamos vendido o nosso capitão (goste-se ou não dele e ele às vezes irrita-me e faz-me desesperar). O Silas no Sporting? Ainda por cima no Sporting?!?

Quase fiquei deprimido… mas felizmente a notícia era para “um tal de” Pedro Silva, que ninguém sabe quem é. Acho a fotografia muito infeliz, com o Silas com o mesmo destaque desta nova “vedeta”, mas isso pouco importa. O que eu quero dizer é que, por favor, não me façam ter estes calafrios novamente. Os nossos símbolos não são para vender! Fazem-nos muita falta. E no actual plantel temos poucos, até porque estão no clube não há muito tempo.

Temos o Silas, o Zé Pedro, o Ruben e talvez o Rolando. Mas temos que os deixar crescer como símbolos! Eles ainda estão a amadurecer. E são símbolos de muita qualidade. Fico muito, mas muito, contente pelo facto de o Zé Pedro ficar. Foi para compensar aquilo que senti quando deixamos ir embora o Marco Aurélio… ou o Wilson! É claro que para os mantermos é preciso que eles também queiram mas eu acredito que se um jogador for tratado como um verdadeiro símbolo só mesmo uma “oferta das Arábias” o fará querer mudar-se. E muitas vezes nem isso.

O Belenenses sempre teve muitos símbolos, jogadores amados pelos adeptos, idolatrados, verdadeiras referências para os mais jovens. Hoje em dia estamos um bocado deficitários neste campo. Por isso, as hipóteses que houver de vender qualquer um dos actuais “potenciais” símbolos do nosso clube deve ser muito, mas muito, bem pensada. Deve o clube pesar, principalmente, se uma eventual compensação financeira pela venda, imediata, não terá repercussões nas gerações seguintes, nos adeptos, na imagem do clube.

Quero que os “Zé Pedros” e os “Silas” fiquem! E quero também que se “construam” mais Zé Pedros e mais Silas

Sem comentários: