terça-feira, agosto 21, 2007

LIGA 07/08 #01: Naval-1-1-Belenenses: Entrada a Meio Gás

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues

O Belenenses estreou-se ontem na Liga Bwin 07/08 com um empate na Figueira da Foz, consentido no último minuto, o que se começa a tornar uma sina do nosso clube. Ressalve-se, no entanto, a completa justiça do resultado, que a pender para um dos lados não seria certamente para o nosso.

Numa noite ventosa que prejudicou a maior qualidade técnica da nossa equipa, mas não é desculpa para a exibição absolutamente desinspirada, o Belenenses mostrou um meio-campo forte a defender, coeso, a trocar bem a bola. No entanto, na defesa Devic tremeu, ao contrário de Rolando, com uma boa exibição, e nas bolas paradas não há registo de termos ganho alguma bola pelo ar. Quanto ao ataque, foi pura e simplesmente inexistente. Nem Mendonça é avançado para jogar no pontapé para a frente (precisa de bola no pé ou a correr para ser eficaz) nem João Paulo tem "bagagem" para resolver as coisas ao mais alto nível.

Assim sendo, não é de estranhar que os lances de perigo azuis sejam poucos e fáceis de enumerar: um cruzamento bem medido de Zé Pedro a permitir a João Paulo cabecear rente ao poste à passagem do quarto de hora ; um lance em que Cândido serviu Mendonça dentro da área e em que o disparo de primeira se transformou numa rosca. E o golo. Livre a grande distância da baliza (mais de meio meio-campo) e descaído sobre a lateral direita. Fernando partiu confiante e atirou uma bomba que só parou no fundo das redes de Taborda que, pese embora a qualidade do remate do jogador azul, ficou mal na fotografia.

E se, marcando a 10 minutos do final, se acreditava que o Belém tinha tudo para segurar os 3 pontos, a verdade é que a Naval carregou e foi feliz, claro, numa bola parada. Estava consumado o empate e, nos descontos, o Belenenses parece ter razões para se queixar do árbitro, que perdoou um penalty à Naval (note-se que segundos antes perdoara um livre perigosíssimo ao Belenenses).

Resumindo, o Belenenses conquistou 1 ponto, apesar de sofrer o empate à beira do fim, já que foi a equipa que jogou pior e que esteve sempre mais longe do golo. Talvez este jogo tenha sido uma boa lição de humildade para uma equipa que andava nas nuvéns e caíu na realidade e espera-se que perceba que há que ser mais prático e adaptável às situações encontradas. E, muito importante, apesar de ter faltado Roncatto, é preciso pelo menos mais um avançado de qualidade indiscutível (Meyong, Meyong...) e parece que é mesmo necessário um central para o 11. Seguem-se o Braga em casa e o Sporting fora, pelo que no próximo Sábado os 3 pontos são importantíssimos. E, para que tal aconteça, todos nós somos fundamentais na bancada!


video TVTUGA.com


Blog do Belenenses: belenenses.port5.comConsulte as estatisticas do jogo em www.belenenses.port5.com.

Sem comentários: