terça-feira, agosto 21, 2007

O Primeiro Jogo



Blog do Belenenses: Henrique Santos
"TREINADOR DE BANCADA"

Lá começou finalmente o campeonato nacional! Numa jornada de empatas também o Belenenses não conseguiu melhor do que um ponto na deslocação à ventosa Figueira da Foz. Há sempre um amargo de boca quando se está a ganhar ao minuto 90, mas, verdade seja dita, que quem viu o jogo reconhecerá que o resultado mais justo seria a igualdade com que terminou o encontro frente à Naval. Foi por isso um “Belém à Benfica”, marcando sem perceber muito bem como perto do final e indo ainda a tempo de sofrer um golo do adversário. Ficam as diferenças quanto ao planeamento da época!

Em termos relativos não deixa de ser um empate fora, sendo que dos concorrentes directos do Belenenses na luta por novo lugar europeu só o Marítimo ganhou vantagem, mas jogou em casa.

Não me querendo repetir ao que foi escrito nos jornais, ou na excelente crónica do “Belém até Morrer”, gostava de salientar alguns pontos à margem do próprio jogo.

Em primeiro lugar todos estamos entusiasmados com os últimos meses da equipa, o que não significa que tenhamos passado a melhores do mundo, e que portanto tenhamos a obrigação de ganhar todos os jogos. Ter-se-á que reconhecer que há aparentemente uma melhoria global do plantel, tendo o Belenenses de 2007/08 um banco mais bem recheado que no passado, com novas soluções, o que é extremamente relevante quando teremos mais jogos e competiremos em mais provas.

Quanto aos destaques começo pelos jogadores que ontem actuaram:

Hugo Leal – gostei de o ver; está combativo, com “fome de bola”, não teve receio do contacto físico e trouxe técnica ao meio campo azul;

Mendonça – é um desequilibrador; por vezes agarra-se muito à bola, mas também é assim que cria situações de maior dificuldade à equipa adversária;

Cândido Costa – aliou a raça e o querer à concentração; gostei de o ver a Defesa-Direito;

Devic – Não o achei tão seguro como na Corunha;

José Pedro e Silas – sabem e podem fazer muito mais;

Outra situação que se tornou óbvia, se dúvidas houvessem, é que o Belenenses precisa de um terceiro Ponta de Lança, para não serem necessárias adaptações quando o Roncatto ou o João Paulo estiverem lesionados, afastados ou em má forma, como foi o caso frente à Naval.

Quanto aos cartões amarelos não consigo perceber os dois cartões que recebemos - Silas e Ruben! Sinceramente! Por protestos numa jogada de ataque e numa bola a meio-campo? Haverá indicações da equipa técnica para que, atendendo a que durante a época recebem cerca de uma dezena de amarelos, o façam já para pararem em jogos da Taça ou algo semelhante? Não consigo perceber … Elucidem-me sff …

Saudações azuis e que Sábado possamos ficar 4 pontos à frente de um fortíssimo Braga!

Sem comentários: